Clique no link para ver a apresentação do curso:
https://drive.google.com/file/d/1CkZgqrrLBWpYt1R5YKBdQV5cSZSPGJ2q/view?usp=sharing
As turmas serão organizadas a partir do diálogo com o Centro de Juventude Cajueiro pelo email [email protected]
O Curso é parte do Projeto Tecendo Redes de Proteção à Vida que é oferecido pela Rede Caminho de Esperança. A rede tem como finalidade oferecer a formação de lideranças jovens e adultas. É composta por 22 grupos de entidades da sociedade civil e grupos religiosos, são eles:
– Adveniat/Alemanha
– Cajueiro – Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude
– CJV – Centro Juvenil Vocacional
– CPT – Comissão Pastoral da Terra
– CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil
– CNS – Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho
– DKA/Áustria
– IBRACE – Instituto Brasil Central
– ICJ – Instituto Catarinense de Juventude
– IJA – Instituto Juventude da Amazônia/Pará
– IFJ -MA – Instituto de Formação Juvenil do Maranhão
– IPJ-Leste II – Instituto de Pastoral da Juventude
– IPJ-Instituto Paulista de Juventude
– Instituto Pastoral Vocacional
– Irmãs de São José de Tarbes/Brasil
– Maristas – Província Marista Brasil Centro Norte
– MJC – Missionárias de Jesus Crucificado
– OJC – Observatório Juventudes na Contemporaneidade
– Patarayu – Centro de Formação da Juventude – Roraima
– PJ – Pastoral da Juventude Nacional
– RACJ – Rede de Assessores/as e Cuidadores/as de Manaus,
– Rede Maria Rosa.
As atividades da Rede estão em português e algumas espanhol , por isso, envolve vários países. O tema da proteção é o foco do planejamento e o público das ações são as pessoas que têm sofrido violência: jovens, mulheres, indígenas, negras/os, população LGBTQIA +, ribeirinhos, periféricos…
Os cursos em EaD são oferecidos na plataforma coordenada pelo Centro de Juventude Cajueiro. São produzidos por um esforço coletivo de várias pessoas de formação diversa e com doutorados, mestrados, especializações e do conhecimento do livre saber. É a riqueza da produção coletiva porque garante a diversidade de olhares.
Os Cursos são organizados em:
- a) textos dirigidos com uma dinâmica que busca a referência da integralidade;
- b) vídeo aulas;
- c) encontros virtuais para aprofundamento e acompanhamento;
- d) facilitadores/as por turma;
- e) avaliação sistemática.
O Curso poderá ser ofertado por todas as instituições/grupos que compõem a Rede Caminho de Esperança. No ano de 2021 estão previstas turmas iniciando em dois momentos que acontecerão nos meses de abril e de agosto.
O curso tem a tarefa de capacitar as pessoas nas tecnologias de participação social, domínio da técnica das Rodas de Conversas, fundamentada nas metodologias da educação popular, que tem Paulo Freire como um dos representantes, somando com vários outros teóricos.
O curso será oferecido na modalidade EaD: gratuito e pago para grupos interessados em formar os seus quadros, podendo ser público ou privado.
Programa do Curso de Metodologia de Rodas de Conversas
Ementa
Aperfeiçoamento em metodologias de participação popular. Capacitação para organização de rodas de conversas como recurso de atividades de formação com jovens e adultos/as que trabalham com a temática juvenil.
Objetivos
Capacitar jovens e adultos/as na metodologia das rodas de conversas como recurso de aprendizagem. Apresentar as Rodas de conversa como:
1) mecanismo de registro dos resultados de diálogos com jovens;
2) recurso para melhorar a compreensão da realidade nos diversos ambientes vitais das juventudes;
3) método de formação de sujeitos históricos capazes de se manifestar acerca da realidade social.
Certificado de extensão: 120h
Conteúdos
I Trilha – A pessoa, a Rede e o Bem Viver – 20h
Rota 1 – Acolhida, introdução ao curso
Rota 2 – A pessoa, suas redes e as subjetividades – Quem sou eu? Onde atuo? Realidade diversa? Que etnia faço parte? Pertencimento a grupos e Rede
Rota 3 – O Bem Viver como proposta para construção da utopia – Quais as ideias que me movem? Que sentido tem minha presença no mundo? Quem são as pessoas que me influenciam?
Diário de Bordo – Síntese do caminho feito
Encontro virtual – Aprofundar a temática e acompanhamento do grupo
II Trilha – Compreendendo as Rodas de Conversas e sua história – 30 h
Rota 1 – O conceito de rodas – O que são as Rodas de Conversas?
Rota 2 – História e metodologia das Rodas de Conversas
Diário de Bordo – Síntese do Caminho feito
Encontro virtual – aprofundar a temática e acompanhamento do grupo
III Trilha – Metodologias das Rodas de Conversas – 30h
Rota 1 – Metodologia das Rodas – apresentação dos passos pedagógicos
Rota 2 – Rodas e os cuidados pedagógicos para sua realização
Rota 3 – Avaliação, registro e sistematização das Rodas de Conversas
Diário de Bordo – Síntese do Caminho feito
Encontro virtual – aprofundar a temática e acompanhamento do grupo
IV Trilha – Intervenção na Realidade – 50h
Rota 1 – Aplicar a Roda de Conversa em um ambiente vital das juventudes
Rota 2 – Fazer o registro da Roda por meio de um Formulário do Google
Rota 3 – Sistematizar a experiência em um texto ou vídeo; apresentar as fotos, filmagens, e o relato das conversas com os jovens.
Encontro virtual – Escuta das experiência e avaliação do caminho feito
Equipe responsável pela preparação do Cursos
- Aurisberg Leite Matutino – Doutorando em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás – UFG.
- Bianca Ortega Ferreira, graduada em Letras – Português e Inglês, UNISO -Universidade de Sorocaba/SP
- Carmem Lúcia Teixeira – Mestre em Ciências da Religião pela PUC/GO, especialista em Psicopedagogia pela PUC/GO.
- Flávio Munhoz Sofiati – Doutor em Sociologia pela USP. Fez pós-doutorado no exterior na École des Hautes Études en Sciences Sociales (França) em 2018-2019 e pós-doutorado no Brasil na Pontifícia Universidade Católica de Goiás em 2015-2017.
- Katiuska Serafin Nieves – doutoranda e mestre em Ciências da Religião pela PUC/GO.
- Leonardo Venicius Parreira Proto – Doutor em Sociologia pela UFG (2017), Mestre em História pela UFG (2012) Especialista em Adolescência e Juventude no Mundo Contemporâneo pela Faculdade Jesuíta (FAJE-MG) (2009).
- Luis Duarte Vieira – Doutorando e mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UPF. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade Alfa América.
- Patricia dos Santos, Licenciada em Letras – UNICRUZ (2009), Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior – UNINTER (2013), Mestra em Letras – Estudos Linguísticos – UFSM (2017), Doutora em Letras – Estudos Linguísticos – UFSM (2019), Integrante do Grupo de Estudos em Linguística do Texto e Ensino (GELTE-UFSM)
- Rezende Bruno de Avelar – Doutor em Sociologia – UFG (2014), na linha de pesquisa “Direitos Humanos, Diferença e Violência”.
- Thalita Vasconcelos – Graduanda em Ciências Sociais pela UFAC.
- Verônica Michelle Gonçalves- Graduada em Letras pela FAFOPA -Faculdade de Formação de Professores de Araripina. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pela FAFOPA. Pós-Graduanda em Juventudes no Mundo Contemporâneo pela FAJE- Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.
- Vitor Biral Bazucco – Graduado em Filosofia pela FAJOPA – Faculdade João Paulo II – Marília/SP. Pós-graduando em Juventudes no Mundo Contemporâneo pela FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.