Menu
17

Eixos estruturantes

O Centro de Juventude CAJUEIRO  fundamenta suas ações sobre três eixos estruturantes: Formação, Assessoria e Pesquisa.

  • Formação:  defendemos uma formação integral  com atenção às dimensões – psicoafetiva, psicossocial, mística, política e capacitação técnica na perspectiva de uma formação processual.  A metodologia da educação popular, que parte do sujeitos, visa empoderar as pessoas para que, de maneira autônoma,  planejem ações e se engajem na transformação social. Com possibilidade de se perceberem como sujeitos históricos capazes de transformar o mundo.
  • Assessoria: serviço de apoio a grupos, instituições e pastorais a partir de suas necessidades e do trabalho que já desenvolvem. O apoio desta assessoria foca em temas como juventude, planejamento, pastoral, políticas, afetividade e sexualidade, economia solidária, bíblia, espiritualidade e projetos de vida, entre outros. Esta assessoria pode ser de formação, consultoria, acompanhamento a pessoas e grupos.
  • Pesquisa: visa a investigação, estudo e produção do conhecimento fazendo a leitura das realidades sociais  de modo a compreender o mundo juvenil e as implicações referentes à vida da juventude. Este esforço busca influenciar a ação dos que que atuam diretamente com os jovens e seus agrupamentos, produzindo reflexões e indicadores de atuação metodológica e política juntos aos adolescentes e jovens através de publicações que socializam este conhecimento.

,