Menu

Memória

São as águas de março fechando o verão É a promessa de vida no teu coração. Tom Jobim

O Centro de Juventude Cajueiro fundado em março de 2013, surge do compromisso com a causa da juventude empobrecida e do desejo de construir outras possibilidades  para uma sociedade justa e inclusiva. Grande parte das pessoas desse centro vieram da experiência da Casa da Juventude/Goiânia/Goiás, que encerrou suas atividades após decisão política/pastoral dos dirigentes daquela instituição – os jesuítas, uma ação que afetou a vida de muitas pessoas jovens. Esta decisão gerou várias manifestações de repúdio e denúncias e, ao mesmo tempo, de solidariedade, que posteriormente, gerou o apoio e incentivo  a ideia de se assumir este serviço à Juventude empobrecida.

O encerramento das atividades da CAJU gerou um eco das vozes que diziam “somos todos cajueiros”, “cajueiros somos todos nós”. A semente jogada no chão germinou. Essa era a ideia, então assumimos esse grito e denominamos  CAJUEIRO – Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em juventude. Em assembleia definiu-se a primeira diretoria: Lourival Rodrigues da Silva, Carmem Lúcia Teixeira, Vanildes Gonçalves dos Santos, Aurisberg Leite Matutino e Maria das Graça Figueiredo Silva.

As chamadas Jornadas da Juventude conduzia a juventude na luta por transporte, saúde, educação, trabalho …. são as águas de março movendo o mundo na direção da participação. No ano do nascimento do CAJUEIRO a juventude viveu uma efervescência e dinamicidade em Goiânia, em Goiás, no Brasil e no mundo. Aconteceram vários movimentos nas escolas e nas ruas. Acompanhamos todos esses momentos, nos fazendo presentes nas reflexões  e marchas. A Igreja católica organizou dois eventos – Campanha da Fraternidade e a Jornada Mundial da Juventude. Estivemos nestas ações acolhendo jovens de vários lugares do Brasil, países da América Latina, África, Europa e Ásia; realizamos o intercâmbio “Missão Aprender”, e na Jornada Mundial, nos juntamos à Pastoral da Juventude na organização de uma Tenda dos Mártires. Também foi o ano que iniciamos nosso curso virtual para preparar lideranças para a “Civilização do Amor”. Realizamos o Fórum de Planejamento, pontuando os rumos para os  dois anos seguintes. Iniciamos a campanha “Sou Cajueiro”, caminho de solidariedade e sustentabilidade do Centro. Junto com a Pastoral da Juventude, lançamos o Papo Jovem “Projeto de Vida”. Fizemos uma nova edição do “Ofício Divino da Juventude”. Em parceria com a Faculdade de Educação da UFG e apoio da FAPEG realizamos  a pesquisa “Condição Juvenil em Goiás”. Também, assumimos o projeto Pré-universitário – “Na Trilha da Universidade”.