Menu
09a

Mística do Bem Viver - Ofício nas Casas

O ofício divino da Juventude é uma forma única de oração que permite a leitura divina e teológica da realidade da juventude. Como uma das finalidades do Cajueiro é incentivar e promover uma espiritualidade libertadora, independentemente de crença religiosa, o Ofício Divino da Juventude nas Casas é uma das atividades desenvolvidas por essa associação.

Os ofícios são realizados quando demandados por associados e parceiros do Cajueiro. A preparação do encontro já se faz como espaço orante e de encontro, que envolve tanto a equipe de preparação quanto a pessoa da casa onde acontecerá o Ofício. Durante o Ofício, os participantes compartilham suas realidades, seus desejos, seus temores e suas esperanças, a partir de um tema condutor, e inspirados nas palavras sagradas da Bíblia.

Rezar o Ofício Divino nas casas é alimentar uma Mística, muitas vezes, deixada de lado, seja pelas Instituições, seja pela própria Juventude. Estar no oficio é conectar-se comunitariamente. Pois o Ofício se converte num momento de encontro, cuidado, partilha de vida, de angustias, de sonhos, de desejos e de reabastecer as esperanças. Num tempo tão árido e também onde muitas/os jovens não fazem parte de estruturas religiosas, participar do Ofício Divino da Juventude nas Casas é muitas vezes o único canal de espiritualidade e vivência coletiva de fé.