Menu

Cajueiro lança o e-book da coleção Na Trilha do Grupo de Jovens

COLEÇÃOTRILHA

Um pouco da história – o material para grupo de jovens  nasce no Centro Oeste e na Casa da Juventude

Estamos retomando todas as publicações organizadas por pessoas que estiveram ligadas à CAJU, em sua trajetória de quase 30 anos a serviço da juventude empobrecida, já que, a nosso ver, o seu fechamento se deu por razões políticas. As pessoas que estiveram neste projeto, algumas desde a fundação e outras que foram entrando no caminhar da história, foram constituindo um grupo comprometido com a causa da vida, com uma mística fincada na experiência da Pastoral da Juventude e, por isso, comunitária. Gente da classe trabalhadora, com consciência crítica e compromisso com as juventudes.

Percebemos que a semente da “CAJU” estava plantada em nós e por isso, depois de muitas reflexões, decidimos deixar nascer o Cajueiro – Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude. Recebemos, por reivindicação, a produção realizada por nós durante vários anos, sistematizando nossas práticas junto à juventude.

A Coleção, Na Trilha do Grupo de Jovens, nasce destes esforços realizados a partir da experiência da coleção: Processo de Educação da Fé, com seis volumes, fruto de uma reflexão que se iniciou em 1987. A formação da juventude pensada em processo, elaborando material apropriado para os grupos de jovens.Um esforço de traduzir a formação integral para a vida do grupo. Esse exercício teve a coordenação de Carmem Lucia Teixeira, Pe. Albano Trink, SJ e Padre Florisvaldo Saurin Orlando, CP. O caminho foi feito durante uns 10 anos, com idas e vindas, exercitando a AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO, com muitas pessoas do Centro Oeste e outras de todo Brasil. A coleção foi publicada pelo Centro de Capacitação de Juventude/SP – CCJ um dos materiais mais vendidos no período.

Um pouco de história – a construção do caminho Na Trilha do Grupo de Jovens

Depois de 10 anos, decidiu-se pela atualização da Coleção Processo de Educação da Fé. O pedido foi feito e nós refletimos como fazer essa atualização, para garantir a história e a capacidade da linguagem chegar aos grupos. Ampliamos a discussão com a Rede Brasileira de Centros e Institutos em Juventude. Padre Gisley Azevedo, na época no IPJ Leste II, era responsável pela Rede das publicações. Ele, Irmã Ângela Falchetto (Assessora do Setor Juventude/CNBB) e (eu) Carmem Lucia Teixeira, refletimos sobre  como atualizar a proposta da coleção, seguindo a mesma metodologia. Em 2005 iniciamos com uma pesquisa junto aos grupos de jovens, para identificar as ausências e atualizações necessárias. Walderes Brito apresentou uma crítica ao modelo linear de processos, que estávamos seguindo. Padre Hilário Dick SJ, com residência na UNISINOS/São Leopoldo/RS, foi liberado pela universidade para trabalhar de tempos em tempos, em Goiânia, em conjunto com a equipe da CAJU. Hilário aproveitou a elaboração que tinha construído com os Maristas, sobre os lugares bíblicos para pensarmos esta nova coleção. Na avaliação, constatamos que a questão bíblica era uma ausência, que precisava ser introduzida no novo material, de modo processual, simbólico e lúdico.

Elaboramos um projeto financeiro para a Adveniat, uma das financiadoras católicas da Igreja da Alemanha e ela colaborou na publicação do material porque a contribuição chegou depois do Seminário de Elaboração. As despesas do Seminário foram assumidas pelos participantes e por alguns membros da Rede Caminho de Esperança. Angela, Gisley e eu ficamos como coordenação do processo. Decidimos publicar no CCJ- Centro de Capacitação da Juventude, por ser um dos participantes da Rede. O primeiro livro “Para Dinamizar o Grupo de Jovens -Emaús” foi feito em Goiânia. E os outros cinco que seguiram foram impressos na gráfica do CCJ -SP. E também, acertada a distribuição da coleção para cada centro. avia um acordo que o valor que entrasse da publicação seria para a continuidade da publicação. Posteriormente, em 2013, a Pastoral da Juventude também imprimiu uma edição especial, para chegar mais aos grupos de jovens. O CCJ continuou imprimindo e distribuindo em sua loja este material.

O Seminário de 2006 produziu 5 volumes e, posteriormente, a CAJU acrescentou o livro Como Iniciar o Grupo de Jovens? com a revisão própria e incluídos na coleção. Por fim, a Rede Brasileira de Centros e Institutos decidiu colocar a  publicação em meio virtual, liberado para todas as pessoas poderem ter acesso ao material elaborado por um seminário, portanto, coletivo e por isso, de domínio público. Ele já foi divulgado em vários centros e institutos que compõem a Rede e pela PJ desde esta decisão.

A coleção Na Trilha do Grupo de Jovens: uma ferramenta para desenvolver processos

Os subsídios produzidos, em seis volumes, têm a pretensão de contribuir com os   grupos em seus processos, a partir da integralidade da pessoa e do grupo. Por isso, com base na realidade das juventudes, queremos identificar suas perguntas para propor  caminhos. Outro elemento importante é a iniciação bíblica pelos lugares bíblicos. A Coleção é uma série  de técnicas e dinâmicas, aplicadas aos temas de interesse da juventude. Por isso, um material didático de apoio às lideranças, que trabalham com jovens em todos os ambientes.

Os cadernos não têm, necessariamente, uma sequência, podem ser utilizados em qualquer ordem, dependendo do planejamento do grupo e da escuta dos “gritos e necessidades”. Os  lugares bíblicos foram trabalhados de modo didático e buscaram os significados na vida de Jesus para apresentar o caminho do seguimento. Segue a coleção e o link para acessar cada um dos livros:

  • Projeto de Vida – para pensar na pessoa do jovem. Lugar bíblico: Nazaré

E-book – Como cuidar da pessoa no grupo de jovens?

  •  A cultura juvenil e o ecumenismo – para pensar o encontro da juventude, a amizade e as relações. Lugar bíblico: Betânia

Ebook – Como desenvolver a integração do grupo de jovens?

  •  Como iniciar o grupo de jovens – para indicar os caminhos para a construção de um grupo. Lugar bíblico: Belém

E-book – Como iniciar um grupo de jovens?

  • A mística  – um caminho para apresentar a evangelização. Lugar bíblico: Samaria

Ebook – Como vivenciar a fé e a mística do grupo de jovens?

  • As políticas públicas de juventude e a sua participação social. Lugar bíblico: Jerusalém

Ebook – Como desenvolver a participação social do grupo de jovens?

  •  Dinâmicas para a vida do grupo – apresenta um caminho técnico e suas dinâmicas e, respectivo, planejamento. Lugar bíblico: Emaús

E-book – Como dinamizar o grupo de jovens?

E-book é um estilo para chegar o material aos educadores/as, assessores/as e coordenações

O Cajueiro tinha este sonho de organizar a coleção em Ebook. Só foi possível agora porque contamos com alguns jovens estagiários. Organizamos a coleção neste formato para contribuir com um acesso de maior qualidade. É a primeira coleção que estamos lançando. Contamos com a parceria da Pastoral da Juventude, com a Adveniat e outros grupos, esperando que seja provocador de novos caminhos para os grupos, com suas coordenações e acompanhamento.

O Lançamento é parte do caminho celebrativo dos 50 anos da Pastoral da Juventude, como nossa contribuição. Desejamos que este jubileu possa indicar novos horizontes.

Pedimos, que se apoie a criação de novos grupos de jovens; que atualizem os materiais com novos temas, necessários e urgentes para a formação da juventude. Na medida em que forem sendo criados outros roteiros, seria interessante se pudéssemos compartilhar, para atualizar as publicações.

Curso de Capacitação para para o uso da Coleção com lideranças jovens e adultas 

 Realizar a capacitação foi uma das indicações do Seminário Nacional em 2006. Em 2015 iniciamos a organização dos Cursos em parceria com a PJ e de lá para cá já fizemos 2 revisões no material. Este ano, estamos retomando os cursos para atualizar e faremos a ampliação dos cursos, como Rede Caminho de Esperança e em breve vamos divulgar para contribuir na capacitação das dimensões e processos da formação integral.

Carmem Lucia Teixeira, da Diretoria do Centro Cajueiro

Share on facebook
Facebook

3 respostas para “Cajueiro lança o e-book da coleção Na Trilha do Grupo de Jovens”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.