Ao celebrar 7 anos de fundação, com o lema “Bem Resistir, Bem Cuidar, Bem Viver”, o Cajueiro – Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude, realizou no último sábado, 14, na cidade de Nerópolis/GO, sua Assembleia Geral para deliberações acerca do estatuto da instituição e prestação de contas do último ano.
Entre associados/as e convidados/as, aproximadamente 40 pessoas participaram da Assembleia, que teve lugar em meio ao verde e às águas da natureza. Cenário propício para memória dos 7 anos do Cajueiro e renovação dos compromissos com as causas das juventudes. Dentre as memórias, saudosas recordações de pessoas que doaram suas vidas pelas juventudes e que hoje continuam nos inspirando em outro plano, como Marielle, Luciene, Hilário (memória do 7o dia), Lourival, Walderes, Deusdete, Raimundo e tantos/as outros/as homens e mulheres.
Como instituição que pretende ampliar sua inserção na sociedade, o estatuto do Cajueiro precisou passar por alterações que objetivam garantir condições legais e segurança jurídica para sua atuação. Foram meses de muito trabalho, pesquisa, elaboração e escutas de propostas, até que, após reflexões em grupo e acolhida de sugestões, o novo estatuto do Cajueiro foi aprovado por unanimidade na Assembleia Geral.
Em cumprimento ao princípio legal da transparência, a prestação de contas do último exercício fiscal também foi aprovada pelos/as associados/as. A pauta também apresentou as doações que o Cajueiro recebeu de instituições e pessoas parceiras, essenciais para a manutenção dos projetos da instituição. Os desafios da sustentabilidade financeira do Cajueiro, no entanto, ainda são muitos, e toda ajuda é bem-vinda.
A Assembleia Geral também deliberou uma comissão que será responsável por elaborar o planejamento do próximo quinquênio 2021-2016. Por fim, simbolizando um cajueiro, uma árvore de frondosos galhos acolheu os compromissos (re)assumidos que cada participante da Assembleia pode fazer e/ou renovar.
Emenda Parlamentar
Presente na Assembleia, o deputado estadual Karlos Cabral (PDT), que tem sua formação construída na Pastoral da Juventude, fez a entrega oficial de uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil (cem mil reais) para o Cajueiro poder investir nos projetos ligados à educação.