Menu

TrilhaUni inicia 13ª Turma com 50 jovens participantes

trilha_uni03

 

No último sábado, 07, teve-se início a 13ª turma do projeto TrilhaUni – Na trilha da Universidade. A aula inaugural reuniu jovens, educadores/as, colaboradores/as e parceiros/as do Cajueiro. Foi um mês de divulgação, visitas em escolas, comunidade, acompanhamento de inscrições, organização das equipe de trabalho e de educadores/as e entrevistas com os/as jovens inscritos. Ao todo foram mais de 230 inscrições, 50 jovens selecionados e outros 30 em lista de espera. Aproximadamente 30 pessoas voluntárias foram envolvidas nestas tarefas.       

O projeto pede qualidade, cuidado com os/as adolescentes e jovens que chegam para participar das atividades que acontecem aos sábados das 8 às 17h, e de 2ª à 5ª feira com os grupos de estudos de disciplinas específicas. O TrilhaUni também oferecerá encontros para trabalhar o tema do Projeto de Vida, capacitação e autoconfiança para a realização das provas, por exemplo.

Na abertura da 13ª edição jovens  egressos do TrilhaUni falaram sobre a experiência de terem participado do projeto. Mara, profissional da psicologia, e Euvane, profissional da educação, disseram das contribuições do projeto para suas vidas e para a profissão que escolheram. Já Pedro, que iniciou o curso de Geografia na Universidade Federal de Goiás, esteve para compartilhar da alegria de entrar para um curso que era dos seus sonhos.

Nestes 7 anos de Cajueiro e de TrilhaUni, mais de 600 jovens já participaram pelo projeto. Os critérios para o atendimento são jovens das escolas públicas, mulheres, negros/as e, ainda as populações que estão à margem como indígenas, migrantes e LGBTQ+.

Perfil dos participantes

Foram selecionados dentro dos critérios acima, 50 jovens: 34 mulheres e 16 homens. Destes, 40 declararam serem cristãos católicos ou evangélicos, dois são de religião de matriz africana e oito não participam de nenhuma religião. 41 jovens declararam serem pretos ou pardos e nove de cor branca. 49 jovens são oriundos de escola pública e um de escola conveniada. Os participantes moram em três cidades da região metropolitana. 42 moram em Goiânia, seis moram em Senador Canedo e três jovens vivem em Aparecida de Goiânia. Na questão do trabalho, 34 não trabalham. Destes, 10 já trabalharam e hoje estão desempregados e 16 destes jovens trabalham e estudam. 40 jovens ainda estão cursando o Ensino Médio e os outros 10 já concluíram. A grande maioria, 31, já prestou Enem ou vestibular e 19 ainda não tiveram esta experiência.

Sou Cajueiro

O projeto TrilhaUni é construído por uma rede de pessoas e instituições que colaboram para que estes jovens possam realizar seus sonhos. Entre estas estão a Promenor e a La Abuela (ambas da Espanha), Missionárias de Jesus Crucificado, Centro Cultural Caravideo e o Observatório Juventudes na Contemporaneidade. Os mandatos populares do deputado Karlos Cabral e da deputada Delegada Adriana Accorsi também contribuem com a reprodução do material didático de estudo.

Uma campanha permanente chamada “Sou Cajueiro” organiza as doações tanto de valores, materiais e serviços. Clique aqui SouCajueiro caso deseje participar desta campanha. Os jovens participantes do projeto também colaboraram com o valor de R$ 20,00 cada, totalizando R$ 961,00 e com material de limpeza (papel higiênico, detergente e desinfetante).

Share on facebook
Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.