Menu

Cajueiro decide adiar o Projeto TrilhaUni para o segundo semestre

trilhauni52020

Contribuir na formação crítica e humana das juventudes, possibilitando ao jovem ser protagonista de seu caminhar, o Cajueiro, coerente em suas práticas de cuidado com as pessoas, em sororidade com tantas dores e perdas, causadas pela pandemia do corona vírus em nosso País e no mundo e o esgotamento físico, mental e emocional de nossos jovens, conforme pode ser constatado na avaliação do curso no anterior, decidimos adiar a realização do projeto Na Trilha da Universidade (Trilha Uni) para o segundo semestre 2021.

Vale aqui relatar que o curso realizado em 2020 foi na versão virtual e contou com metade do número de participantes comparado ao do ano anterior, que foi no modo presencial. Os jovens reconheceram que ao longo do caminho indicaram,  um cansaço, dada a dupla jornada, de trabalho e estudo, na escola formal, e ainda as aulas do curso do Trilha Uni. Outro fator que acentuou a desmotivação dos estudos foi a precariedade do acesso à internet, seja pelo valor dos planos e qualidade do serviço, seja pela impossibilidade de acesso às aulas por computador, já que a maioria só tinha acesso pelo celular. Nem mesmo o cuidado, o esmero e a dedicação que os educadores/as tiveram com as aulas foram suficientes para vencer/transpor todos os obstáculos citados anteriormente e conseguir a adesão e o empenho dos participantes. Esta avaliação teve um peso considerável na decisão do adiamento do curso de 2021.

Seguiremos analisando o contexto/a situação sanitária para definição do período mais adequado ao retorno. Nesse ínterim para a manutenção dos nossos vínculos, preparamos um curso de apresentação, acolhida ao tema Projeto de Vida, com encontros bem dinâmicos que será oferecido aos adolescentes e jovens das escolas públicas, grupos de jovens e outros. Pensar a vida neste tempo de pandemia é uma exigência para manter viva a esperança e os sonhos. Sabemos do cansaço com o desenvolvimento das atividades diante da tela (telefone e computadores), porém foi a forma encontrada para mantermos estreitos os nossos laços e exercitarmos juntos/as a esperança. Ao mesmo tempo, continuaremos cumprindo o papel de pressionar e exigir dos nossos governantes que adquiram vacinas e vacinem todos/as, dentre outras necessidades.

Vamos juntos/as vencer mais essa luta garantindo a saúde nas suas diversas dimensões. Acompanhe aqui para as inscrições a partir de junho.

Se você deseja apoiar os projetos do Cajueiro ou precisa de informações, entre em contato com [email protected] e fale com a equipe responsável.

Share on facebook
Facebook