Menu

CAJUEIRO COMEMORA RESULTADOS DE JOVENS DO TRILHAUNI NO ENEM 2019

aprovados

O Cajueiro – Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria em Juventude, comemora os resultados obtidos pelos/as jovens participantes da 12ª turma do projeto TrilhaUni no Enem 2019. As provas aconteceram no mês de novembro do último ano e os resultados foram divulgados em janeiro. Ao todo, 19 jovens conseguiram aprovação em universidades públicas ou privadas com bolsa de estudos integral ou parcial.

A diversidade juvenil, marca tão presente nos projetos do Cajueiro, também refletiu no resultado do TrilhaUni. Entre os/as aprovados/as, nove são mulheres, quinze são negros ou pardos e um é jovem indígena. Os cursos mais escolhidos pelos/as jovens foram Direito, Psicologia, História, Engenharia Civil e Ciências da Computação.

O jovem Carlos Eduardo, 18 anos, foi selecionado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o curso de Dança na Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele destacou a qualidade dos professores e da coordenação do projeto, que possibilitam que o TrilhaUni seja um espaço acolhedor para os/as jovens. “Me senti muito confortável e acolhido por todas as pessoas envolvidas no projeto. É um ambiente que acolhe a todo mundo e levanta muitas pautas sociais importantes. Quero muito ajudar o projeto e colaborar com o Cajueiro”, ressaltou Carlos Eduardo.

Para o jovem indígena Maluá Karaja, 20 anos, que irá cursar Agronomia na UFG, além do currículo regular que o projeto oferece, o TrilhaUni também ajuda os/as jovens a compreenderem diversas questões sociais que afetam as juventudes. “O curso nos acolhe na nossa diversidade, cada um/a em busca do seu sonho, e respeita nossas identidades. Como jovem indígena, sinto que o TrilhaUni me tornou uma pessoa melhor e eu cresci como indivíduo”, disse. Maluá também chamou a atenção para a necessidade de se abraçar o projeto do Cajueiro. “Não podemos esquecer o TrilhaUni, e como diz o profeta da bondade: gentileza gera gentileza”, completou o jovem.

O sonho de cursar psicologia acompanha a jovem Fabrícia Hellen, 18 anos, desde a infância. Graças ao resultado obtido no Enem, agora ela irá fazer a faculdade de seus sonhos em uma instituição privada com bolsa parcial do ProUni. Ela destacou a importância dos grupos de estudo. “Os grupos de estudo possibilitam que a gente partilhe dúvidas e resolva exercícios em grupos menores, colocando em prática aquilo que aprendemos nos encontros aos sábados”, comentou Fabrícia.

TrilhaUni 2020/1

As inscrições para o TrilhaUni 2020/1 estão abertas até o dia 28/02. O projeto é voltado para jovens entre 17 e 30 anos, especialmente jovens empobrecidos, com atenção especial às mulheres e jovens negros/as oriundos de escolas públicas, para que possam ampliar a sua capacitação para o exame do Enem e vestibulares. Para se inscrever e ter mais informações sobre o projeto, é necessário acessar o site www.cajueiro.org.br.

O projeto TrilhaUni é organizado por uma rede de grupos e instituições, como o Cajueiro, a Promenor, o Observatório Juventudes na Contemporaneidade, a congregação Missionárias de Jesus Crucificado, o Centro Cultural Caravídeo e o grupo Floris, Frutos e Rosas a Congregação Oblatos de Maria Imaculada.

Se você também quiser ser um/a colaborador/a do projeto, pode participar doando alimentos, material de limpeza, colaborando na divulgação, ou mesmo doando parte de seu tempo para estar com os/as jovens nos encontros aos sábados e/ou nos grupos de estudo. Para colaborar basta entrar em contato com a coordenação do TrilhaUni nos telefones (62) 3877-9847 e (62) 9 9264-0790 (whats).

Se você também deseja apoiar o projeto pode fazer a sua doação através do https://cajueiro.org.br/sou-cajueiro/  

Lista das 19 pessoas que foram aprovadas:

ALec Jordan Sousa Leal
Angelica lemes dias rosa
Arthur Ferreira Veloso
Camila Ribeiro de Sousa
Carlos Eduardo Nogueira Silva
Fabricia Hellen Santana Nascimento Moreira
Fernanda Soares Teles
Gleice Kelly Almeida Botelho
Janaina Martins Da Silva
Jordan Viana da Silva
July Silva Lima
Lenilton de Godoy Santos
Malua Silva Kuady Karaja
Schneider Dorgella
Nilva Josefa da Silva
Pedro Henrique Moraes dos Santos
Pedro Henrique Oliveira Gradim
Ságila Endy Costa da Silva
Wander Sousa Vidigario

 

Share on facebook
Facebook

Uma resposta para “CAJUEIRO COMEMORA RESULTADOS DE JOVENS DO TRILHAUNI NO ENEM 2019”

  1. Parabéns a esse projeto arretado, fazendo a diferença na vida dos jovens. Parabéns a tod@s que contribuíram. Parabéns aos jovens pela conquista!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.