Menu

Início do Curso de preparação para o ENEM projeto TrilhaUni

trilhauni20193

Depois de um longo caminho de preparação, cuidado com o ambiente, divulgação, inscrição, seleção dos participantes, definição das pessoas que irão trabalhar na equipe do projeto, dos educadores/as que serão envolvidos numa modalidade nova do cursinho TrilhaUni, que nessa etapa acontecerá todo sábado, enfim chegou o dia.

O dia 27 de abril, sábado, inaugurou, com a chegada da juventude que passou pelo processo de diálogo, entrevista e definição do desejo de caminhar juntas, tanto para a realização de seus projetos de vida, de estudo, entrada na Universidade, como na preparação de pessoas para o cuidado com o mundo, onde prevaleça o respeito à diversidade, a justiça, a criticidade e tantos  outros elementos necessários para viver neste tempo.

Foram 62 jovens! Uma equipe que esteve presente no dia e outras pessoas que estiveram na preparação em momento anterior. Vários grupos e entidades se somaram para que pudéssemos realizar esse sonho de que mais uma turma se formasse. Iniciamos  assim a 11a Turma do Projeto TrilhaUni.

É preciso dizer que houve mudanças de última hora. O Centro Cultural Caravideo está com problemas graves no telhado, precisamos juntos encontrar saídas para resolver e cuidar desse espaço que é abrigo para tantos movimentos e grupos. Logo, sabíamos que não seria possível realizar as atividades no Centro Cultural. O que fazer diante desta situação? Fomos buscar soluções. Falamos com vários grupos e assim fomos encontrando alternativas coletivas. A mais apropriada no momento foi a mão estendida pelas Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. Esta decisão de apoiar o projeto vem desde o início do Cajueiro, porém este gesto de  ceder espaço para a realização dos encontros nos fortalece, nos dá esperança, porque sabemos estar em uma Rede solidária de gente que deseja sonhar junto. Nossa Gratidão!

Esse projeto é uma soma de esforços de gente da Espanha (Promenor, La Abuela),  gente do Cajueiro, do Grupo Floris,  Frutos e Rosas , das Missionárias de Jesus Crucificado, do Observatório Juventudes na Contemporaneidade, de jovens de vários lugares com suas doações e presença, de educadores/as dispostos a colocar seu saber a favor da juventude, da campanha “Sou Cajueiro” e da equipe do projeto que não mede esforços para preparar os lanches, cuidar do ambiente, acolher a juventude, pensar dinâmicas para facilitar o processo de aprendizagem, enfim uma rede que busca construir novos espaços de aprendizado e formação para a juventude.

     
Share on facebook
Facebook

2 respostas para “Início do Curso de preparação para o ENEM projeto TrilhaUni”

  1. Luiz Adão é muito bom contar contigo! Estive neste sábado. Foi muito bom o povo super animado. Vou verificar o nome.

  2. Está sendo muito gratificante participar desse projeto. Precisamos de mais voluntários para essa causa de resistência. Gratidão aos companheiros pela acolhida!
    Uma pequena retificação: nosso grupo se chama Floris Frutos e Rosas.
    Abraços a tod@s!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.