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20 anos do Projeto Missão Aprender

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Neste mês de abril/maio cinco países estão com o calendário convergindo para refletir sobre uma caminhada de 20 anos do Projeto Missão Aprender. Esse projeto nasce do desejo da DKA de contribuir com outro mundo possível e necessário.

O Projeto Missão Aprender tem como objetivo oferecer espaços de aprendizagens através da dinâmica de intercâmbios entre jovens, primeiramente da Áustria, para que pudessem fazer uma imersão em outras culturas e assim, aprender que a diferença é parte da vida.

Esse caminho foi percorrido por jovens mulheres e homens que vieram para o Brasil, Gana, Peru, Filipinas…. e do Brasil que foram para a Áustria. Esse caminho iniciou em 1999, com a visita da Carmem na Áustria, de lá para cá, foram 20 anos de parceria. Em 2013, a experiência juntou vários continentes aqui no Brasil. Neste as experiências foram em três estados do Brasil: Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro e culminou com a Jornada Mundial da Juventude.

O último realizado no Brasil em 2017 percorreu as Trilhas da Economia Solidária – Ceará, Goiás, Brasília e Rio de Janeiro. Uma experiência itinerante, onde os jovens austríacos puderam conhecer iniciativas transformadoras da realidade e com muitos desafios que provocaram muitas aprendizagens. Nele celebramos a experiência dos 20 anos do Intercâmbio aqui no Brasil.

Neste ano de 2019 acontece o Seminário de Avaliação da Caminhada na Áustria e para lá foram duas pessoas do Centro de Juventude Cajueiro: Janaína Firmino e Hélia Marina. Contamos com a disponibilidade da Hélia Marina e a Janaína  em fazer o movimento de organizar suas vida para poder representar o Cajueiro neste momento de avaliação do caminho.

Janaína Santos nos contou “Hoje encerramos uma parte do Seminário de Avaliação e planejamento do Projeto Missão Aprender da DKA(instituição católica que financia vários projetos no mundo), desenvolvido através de intercâmbio  com cinco países: Gana/África, Filipinas/ Ásia, Brasil e Peru/ América Latina e , também a Áustria . O seminário avaliou os intercâmbios que aconteceram durante 20 anos nestes países, tanto com participantes, como com as pessoas organizadoras. Os aspectos em pauta: duração do intercâmbio, metodologia e idiomas principalmente  português e espanhol que não são idiomas muito praticado entre os jovens da Áustria. Esta é a primeira experiência realizada pela DKA (Instituição católica austríaca) na realização de um seminário com esta amplitude envolvendo os países parceiros. Considero como um avanço para o diálogo gerador de contribuições para o planejamento da instituição. Me impressionou a discussão do idioma ser voltado para América Latina que foi apresentado como um empecilho para a continuidade do projeto. Nós e nosso povo empobrecido não temos a prática cotidiana do estudo de outro idioma, primeiro pelas condições sócio cultural  e financeira e, segundo, que nossa educação não tem em sua base educacional a educação para cidadania, mesmo que presentes em nosso princípio para a Escola. Os outros dois países já estão mais avançados neste aspecto. Por isso, eu dizia no seminário que o Missão Aprender vai além do saber um idioma, ela acontece na vivência da realidade de onde acontece o intercâmbio e, isso sim, nos humaniza. E agora de manhã tive a grata satisfação de sentir mais forte isso. Um grupo foi para visita no campo de concentração, outro pro supermercado e eu e Marly que é de Gana/África que fala inglês fomos pro meu quarto para trançar os meus cabelos. A energia foi tão grande que nos comunicamos ao ponto dela tirar seu próprio lenço e colocar na minha cabeça. Muito  forte!! Fiquei emocionada com gesto para comigo. Parecia minha mãe cuidando de mim”.

A segunda parte do Seminário terá como tema o encontro das pessoas que participaram dos intercâmbios pela Áustria para partilhar a realidade local e dos países que participaram dos intercâmbios. Esse momento é marcado pelas memórias dos aprendizados. E a terceira e última parte, será uma avaliação e uma projeção por país, para um diálogo sobre os próximos intercâmbios e outros projetos em parceria.

Essa avaliação e o Projeto Missão Aprender alarga as sombras do Cajueiro e colabora conosco na tarefa de cuidar do mundo. O processo de aprendizagens gerada pelos encontros com a realidade e as diversidades que essa nos apresenta seja pela cultura, modo de falar, comer, vestir, viver…. desperta a gente para cuidar da juventude e do mundo que ela vive.

Hélia Marina faz uma síntese da experiência apresentando a sua impressão e, também, um pouco do programa. Ela descreve “Sete dias… pensei em começar a escrita sobre a experiência na Áustria com este número, estou aqui a sete dias e “até aqui o Senhor tem sido favorável”.  Nos primeiros três dias do Seminário aprendemos em pouco tempo a nos comunicar ultrapassando as barreiras da língua, (aqui estamos em Inglês, Alemão, Espanhol e Português) de fato, como diz a Janaína, a língua não é um problema quando se tem vontade de estar, partilhar, aprender, planejar e sonhar um outro mundo possível. Todavia vale ressaltar que nestes três primeiros dias estavam conosco tradutores, (num país diferente esse povo é igual anjo rsrs ). Apresentamos nossos projetos, instituições, metodologias, cantamos, dançamos ciranda e por fim, abençoamos com flores e água, seguimos para Linz,  uma cidade carregada de história e sentimentos.

Na primeira manhã em Linz fui conhecer o II Campo de Concentração de Mauthausen, um clima pesado,  a frase que me passava a todo momento pela mente era: “para que não se esqueça e nunca mais aconteça”.  Que nunca mais aconteça tanta barbaridade no mundo, que sejamos e tenhamos sempre mais a capacidade de viver e conviver com as diferenças, que possamos nos amar, respeitar o tempo do outro, compreender antes de julgar, que sejamos humanos.  “Tudo está gravado na memória”, a memória nos ajuda a caminhar no presente com olhar crítico e reflexivo para o futuro”.

Helia continua partilhando sobre o encontro com as pessoas que estiveram nos intercâmbios realizados e conta “ fizemos um jantar intercultural, com comidas típicas de todos os países presentes, dançamos as músicas de cada país, celebramos por estarmos de mãos dadas, unindo forças e animando a esperança porque temos projetos sérios e que funcionam em suas realidades. No segundo dia em Linz passeamos pela cidade, que tem um dos maiores rios Áustria, além de museus e Igrejas. Conhecemos um pouco da realidade dos pequenos agricultores, vimos até plantação  maçã, conhecemos a escola municipal da cidade, que tem ensino de artes em sua grade curricular, e conta com um pequeno museu que diz das tradições antigas do povo que vive ali. Nos hospedamos em casa da Verônica uma austríaca que estudou no Peru, partilha da vida e de músicas autorais, unido a um bom vinho típico da região. Depois, voltamos para Viena, conhecer a cidade com jovens que participaram do projeto no Brasil. Visitamos um projeto Play Together Now, um projeto criado em 2015 por jovens que acolhe refugiados.Estes jovens utilizam o futebol, o teatro, a natação e a cozinha,  como forma de integração e de vez em quando cozinhar juntos. E Deus viu que tudo era bom”…

Essas partilhas enriquecem nosso caminhar. Os olhares e as vivências dos projetos tem um tom em cada pessoa. Esperamos que esse tempo de Missão Aprender seja luz para o caminhar do Cajueiro junto à juventude empobrecida.

Nossa parceria com a DKA vai além do Projeto Missão Aprender! A DKA nesses 20 anos tem apoiado vários projetos, desde a publicação da Escola de Educadores/as que colabora com vários grupos até hoje no Brasil, também, com a formação de lideranças. Essa parceria é responsável pela construção da Plataforma dos cursos virtuais e, também, na construção do portal Cajueiro.

Essa Rede que esses encontros tecem, dão sustentabilidade ao Cajueiro, nossa fortaleza está em nossa capacidade de articular redes a favor da vida da juventude.

 

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