Descrição
RESUMO: O presente estudo encontra-se vinculado à linha de pesquisa intitulada “Processos formativos, diferenças e valores” do Programa de Pós-Graduação em Educaçãoo do da UNESP, Campus de Presidente Prudente. Diversos estudos mostram que a escola seria um dos locais privilegiados para que ocorra a detecção e intervenção em casos de violência sexual, levando em consideração o extenso período de tempo em crianças e adolescentes passam nessa instituição. Sabemos que os profissionais da escola têm o dever legal e ético em notificar as autoridades competentes casos suspeitos ou confirmados de abuso e exploração sexual. Entretanto, as escolas e os professores aparecem em n†meros reduzidos enquanto agentes denunciantes e uma das explicações para esta baixa taxa de denúncias seria a falta de formação sobre o tema durante a formação inicial de educadores. Sendo a violência sexual infanto-juvenil um tema que é alvo de discussão por diversos segmentos sociais, que têm como objetivo comum a proteção dessa população, voltamos nossas preocupações para o universo de informações que possíveis futuros professores têm acerca da referida temática. A presente pesquisa teve como objetivo verificar o conhecimento de alunos dos pen†ltimos anos dos cursos de licenciatura da FCT/ UNESP sobre o tema violência sexual contra crianças e adolescentes e aplicar um programa de intervenção junto aos licenciandos, visando uma formação profissional sobre a temática, cujos conhecimentos foram avaliados anterior e posteriormente à capacitação. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira fase participaram 159 estudantes dos cursos de licenciatura em educação física, física, geografia, matemática, pedagogia e química respondendo a um questionário que tinha como objetivo levantar os conhecimentos relativos ao tema da violência sexual.
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