VIOLÊNCIA SEXUAL E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES –UMA PROPOSTA DE INTERVEÇÃO

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http://www2.fct.unesp.br/pos/educacao/teses/2011/diss_ritasantos.pdf

 

RESUMO presente estudo encontra-se vinculado  linha de pesquisa intitulada “Processos formativos, diferenƒas e valores” do Programa de P‚s-Graduaƒ„o em Educaƒ„o do da UNESP, Campus de Presidente Prudente. Diversos estudos mostram que a escola seria um dos locais privilegiados para que ocorra a detecƒ„o e intervenƒ„o em casos de violŒncia sexual, levando em consideraƒ„o o extenso perŠodo de tempo em crianƒas e adolescentes passam nessa instituiƒ„o. Sabemos que os profissionais da escola tŒm o dever legal e ‡tico em notificar s autoridades competentes casos suspeitos ou confirmados de abuso e exploraƒ„o sexual. Entretanto, as escolas e os professores aparecem em n†meros reduzidos enquanto agentes denunciantes e uma das explicaƒ…es para esta baixa taxa de den†ncias seria a falta de formaƒ„o sobre o tema durante a formaƒ„o inicial de educadores. Sendo a violŒncia sexualinfanto-juvenil um tema que ‡ alvo de discuss„o por diversos segmentos sociais, que tŒm como objetivo comum a proteƒ„o dessa populaƒ„o, voltamos nossas preocupaƒ…es para o universo de informaƒ…es que possŠveis futuros professores tŒm acerca da referida tem‹tica. A presente pesquisa teve como objetivo verificar o conhecimento de alunos dos pen†ltimos anos dos cursos de licenciatura da FCT/ UNESP sobre o tema violŒncia sexual contra crianƒas e adolescentes e aplicar um programa de intervenƒ„o junto aos licenciandos, visando uma formaƒ„o profissional sobre a tem‹tica, cujos conhecimentos foram avaliados anterior e posteriormente  capacitaƒ„o. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira fase participaram 159 estudantes dos cursos de licenciatura em educaƒ„o fŠsica, fŠsica, geografia, matem‹tica, pedagogia e quŠmica respondendo a um question‹rio que tinha como objetivo levantar os conhecimentos relativos ao tema da violŒncia sexual. Os resultados demonstraram que estes alunos tinham algum conhecimento sobre a violŒncia sexual, embora algumas concepƒ…es apresentadas n„o estivessem de acordo com os estudos da ‹rea. A segunda fase visou  elaboraƒ„o, aplicaƒ„o e avaliaƒ„o de um programa de intervenƒ„o aos alunos das licenciaturas. Contamos com a participaƒ„oinicial de 26 estudantes dos cursos de educaƒ„o fŠsica, fŠsica e pedagogia. Ao final do †ltimo encontro, contamos com participaƒ„o de 22 sujeitos. Como instrumentos de avaliaƒ„o utilizamos uma adaptaƒ„o do Indicadores de Abuso Sexual-IAS, o ExercŠcio sobre atitudes frente a situaƒ…es de violŒncia sexual e um Question‹rio de avaliaƒ„o pessoal antes e depois da realizaƒ„o da intervenƒ„o. A intervenƒ„o foi realizada em 6 encontros de 3 horas cada. A an‹lise do desempenho dos estudantes mostrou que acontecerammudanƒas do momento pr‡-intervenƒ„o para o momento p‚s-intervenƒ„o. Essas mudanƒas ocorridas foram em torno dos discursos sobre as atitudes, mais do que em torno dos saberes dos participantes. Palavras-chave: ViolŒncia Sexual. Crianƒas/ Adolescente. Formaƒ„o de professores

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