Descrição
http://www2.fct.unesp.br/pos/educacao/teses/2011/diss_ritasantos.pdf
RESUMO presente estudo encontra-se vinculado linha de pesquisa intitulada “Processos formativos, diferenas e valores” do Programa de Ps-Graduao em Educao do da UNESP, Campus de Presidente Prudente. Diversos estudos mostram que a escola seria um dos locais privilegiados para que ocorra a deteco e interveno em casos de violncia sexual, levando em considerao o extenso perodo de tempo em crianas e adolescentes passam nessa instituio. Sabemos que os profissionais da escola tm o dever legal e tico em notificar s autoridades competentes casos suspeitos ou confirmados de abuso e explorao sexual. Entretanto, as escolas e os professores aparecem em nmeros reduzidos enquanto agentes denunciantes e uma das explica es para esta baixa taxa de denncias seria a falta de formao sobre o tema durante a formao inicial de educadores. Sendo a violncia sexualinfanto-juvenil um tema que alvo de discusso por diversos segmentos sociais, que tm como objetivo comum a proteo dessa populao, voltamos nossas preocupa es para o universo de informa es que possveis futuros professores tm acerca da referida temtica. A presente pesquisa teve como objetivo verificar o conhecimento de alunos dos penltimos anos dos cursos de licenciatura da FCT/ UNESP sobre o tema violncia sexual contra crianas e adolescentes e aplicar um programa de interveno junto aos licenciandos, visando uma formao profissional sobre a temtica, cujos conhecimentos foram avaliados anterior e posteriormente capacitao. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira fase participaram 159 estudantes dos cursos de licenciatura em educao fsica, fsica, geografia, matemtica, pedagogia e qumica respondendo a um questionrio que tinha como objetivo levantar os conhecimentos relativos ao tema da violncia sexual. Os resultados demonstraram que estes alunos tinham algum conhecimento sobre a violncia sexual, embora algumas concep es apresentadas no estivessem de acordo com os estudos da rea. A segunda fase visou elaborao, aplicao e avaliao de um programa de interveno aos alunos das licenciaturas. Contamos com a participaoinicial de 26 estudantes dos cursos de educao fsica, fsica e pedagogia. Ao final do ltimo encontro, contamos com participao de 22 sujeitos. Como instrumentos de avaliao utilizamos uma adaptao do Indicadores de Abuso Sexual-IAS, o Exerccio sobre atitudes frente a situa es de violncia sexual e um Questionrio de avaliao pessoal antes e depois da realizao da interveno. A interveno foi realizada em 6 encontros de 3 horas cada. A anlise do desempenho dos estudantes mostrou que acontecerammudanas do momento pr-interveno para o momento ps-interveno. Essas mudanas ocorridas foram em torno dos discursos sobre as atitudes, mais do que em torno dos saberes dos participantes. Palavras-chave: Violncia Sexual. Crianas/ Adolescente. Formao de professores
Avaliações
Não há avaliações ainda.