juventude na contemporaneidade

A publicação é nº 16 da coleção Educação para Todos, trazendo uma coletânea de artigos que celebra uma promissora parceria entre a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, que se associam à SECAD/ MEC e à UNESCO. O livro contribui para aprofundar o debate sobre processos educativos no Brasil e no mundo e para a melhor formulação de políticas públicas de juventude. Reconhecendo a especial importância de algumas contribuições originalmente publicadas na Revista Brasileira de Educação e a elas adicionando dois outros artigos inéditos, este livro está dividido em três partes: Juventudes no mundo contemporâneo, Modos de ser jovem e Juventude e políticas públicas no Brasil. Acreditamos que neste momento histórico, em que o governo e a sociedade brasileira estão sendo insistentemente chamados a aprofundar a reflexão sobre as vulnerabilidades e as potencialidades da sua juventude, este livro será muito útil para educadores, pesquisadores e gestores dedicados ao trabalho com jovens.

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Descrição

Experimentamos hoje uma aguda consciência do novo, e da obsoles-cência de uma parte pelo menos das categorias através das quais váriasgerações de cientistas sociais e educadores pensaram o mundo. O trabalho,a escola, os valores, a política constituem elementos centrais destastransformações, que afetam os jovens, mais do que outras categorias dapopulação, simplesmente porque esta é uma história que está nascendocom eles.

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