Cirandas por Direitos, democracia e participação social

Cirandas1

 

A Rede Caminho de Esperança, o Centro de Juventude Cajueiro e o Núcleo de Direitos Humanos da UFG, tem realizado o Curso de Extensão Ciranda por Direitos, Democracia e Participação Social.

A ideia desse curso nasce a partir das inquietações de todos os grupos que compõem a Rede a respeito das Políticas Públicas. Todos eles já trabalham de alguma forma essa temática em seus territórios, mas coletivamente sonhamos em construir um caminho conjunto que pudesse aprofundar nossas reflexões e ter uma incidência maior no país.

Veja o programa do Projeto:

https://docs.google.com/document/d/1cgIF-DGfshVgSWc62Zr-ak1Oa0glWpzUb3fP0NE5pXs/edit?usp=sharing

Como fruto da sistematização desse caminho de diálogos e reflexões, gestamos e demos vida a este Curso, que tem como objetivo construir cirandas de participação em ambientes de formação – escolas, centros de juventudes, igrejas, movimentos sociais e coletivos de juventude – para dialogar sobre os conceitos de participação e controle social voltados às políticas públicas de proteção das crianças, adolescentes e juventudes. A nossa ideia é que fossem momentos formativos realizados de forma leve, lúdica e que despertasse o interesse das juventudes e educadores para aplicarem os conhecimentos aprofundados nas suas localidades, grupos e coletivos, fazendo a Roda girar, levando essas discussões ao máximo de espaços possíveis, como assim tem sido.

Já caminhando para o 2º Módulo do Curso, contamos com a participação de 100 pessoas envolvidas, entre facilitadores/as e participantes. São pessoas de 16 estados do país, diversos municípios onde essas Rodas de Conversa estão sendo aplicadas. São jovens lideranças de diversas pastorais e movimentos sociais, Assessores/as adultos, Educadores Populares, Professores/as, Pedagogos/as, Religiosas e Religiosos, Conselheiros de Juventudes, Conselheiros Tutelares, Pesquisadores de Juventude, Advogados/as, Militantes das causas sociais, Mestres e mestrandos, Doutores e Doutorandos, gente do campo e das cidades, gente convicta de que é necessário defender a democracia, construir espaços seguros de diálogo e coletividade, gente que se dedica na luta por Direitos, que se propõe a discutir sobre a Constituição Federal de 1988, sobre Políticas Públicas, Direitos Humanos, Direitos das crianças, adolescentes e jovens, gente que quer aprofundar conhecimentos sobre o ECA e o Estatuto da Juventude, sobre o Controle e Execução de Políticas Públicas,  gente que quer com tudo isso, defender a vida de adolescentes e jovens, com uma atuação sociopolítica muito enraizada na coerência e na compreensão das realidades.

 

O Curso tem se dado através da plataforma EaD com diversos materiais complementares, indicações de livros, artigos, filmes, etc e com encontros síncronos, onde as temáticas são aprofundadas por profissionais da área de forma bastante dinâmica. No primeiro encontro, que aconteceu dia 29 de julho, tivemos a presença da Professora Bruna Junqueira, Mestra em Direitos Humanos e Doutoranda em Direitos Humanos e para o 2º Encontro, que será agora dia 26 de agosto, teremos a presença do também Doutor em Direitos Humanos Fredson Carneiro, que trabalha na assessoria técnica do Conselho Nacional de Saúde.

Como podem ver, as pessoas que convidamos para ajudarem os participantes do curso a refletirem e aprofundarem as temáticas são sempre pessoas muito experientes e com bagagem prática e teórica capaz de nos deixar totalmente mobilizados no caminho.

Ainda acontecerão mais três encontros síncronos: Dia 30 de setembro, com a temática dos direitos das crianças e adolescentes e as políticas de proteção das crianças e adolescentes: a CF/1988, o ECA, o Estatuto da Juventude e as políticas públicas que nasceram com esses marcos legais, dia 28 de outubro, sobre a  atuação da sociedade civil na elaboração, controle e execução das políticas públicas de proteção das crianças, adolescentes e juventudes, os Conselhos Nacionais, Estaduais e Municipais e os Conselhos Tutelares. E por último, dia 02 de dezembro, fechando com a discussão sobre os recursos para a execução dessas Políticas Públicas: Termos de fomento e colaboração firmados entre Estado e Sociedade Civil na execução das políticas públicas e os fundos de financiamento das políticas públicas de proteção das crianças, adolescentes e juventudes.

Como é bom fazer e ser caminho coletivo com gente que nos impulsiona a sermos cada vez mais radicalmente comprometidos/as com a defesa da vida!

Nosso projeto é que ao final deste curso possamos publicar um livro de Rodas de Conversa sobre Direitos, Democracia e Participação Social, para auxiliar os diversos grupos e coletivos a trabalharem essas temáticas. Sonhamos também que esse curso possa ser aprimorado a cada ano, e que possamos além dessas temáticas, trabalhar outras que também são fundamentais para a construção da sociedade que queremos ver acontecer.

Acompanhe as redes sociais do Cajueiro e da Rede Caminho de Esperança e não fique de fora de nenhuma novidade!

“Essa ciranda não é minha só. Ela é de todas, todos e todes nós”.

Facebook