“Me dê um abraço, venha me apertar Tô chegando” (Fernando Brant)
Entre encontros e resistências, o Cursinho Popular TrilhaUni começa neste sábado mais uma edição. Com o objetivo de orientar os jovens para o caminho da Universidade, através da Educação Popular, dos Direitos Humanos e dos Projetos de Vida, este ano fazemos memória das trilhas já percorridas, das vidas que passaram por aqui, nos preparando para cuidar das que estão chegando.
O TrilhaUni é uma raiz de resistência do Cajueiro, é impossível não se emocionar e querer bem cada jovem que aqui chega. São tantos sonhos, brilho nos olhos e pulsão de vida que dá a combustão para esse trem comum. Essa semana de entrevistas e primeiros contatos nos mostrou a força que tem a formação e o quanto a educação, primordialmente a educação libertadora, se faz necessária neste momento de retirada de direitos que estamos vivendo em nosso país, e nos afirma no compromisso de formar jovens para autonomia.
O cursinho acontecerá no espaço da Casa de Retiro das Missionárias de Jesus Crucificado, aos sábados, das 8 horas da manhã às 17 horas da tarde, recebendo diversos apoios de várias pessoas e instituições que acreditam nesse Projeto. E estamos felizes, por que mesmo com os tempos difíceis ainda há gente que é gente, gente que segura à mão, gente que acredita que podemos mais quando estamos juntos, gente que comunga um mesmo projeto do bem viver e que resiste.
E somos nós! Nós que acreditamos na mística dos encontros, que resistimos contra todo sistema opressor, que lutamos pela vida das Juventudes e pela garantia dos Direitos Humanos, que temos que continuar nos compromissando, continuar dando possibilidades para que cada vez mais jovens possam ter suas vidas respeitadas, para que possam se reconhecer dentro dessa sociedade patriarcal, racista e classista, que cheguem até seus espaços de direito, os garantindo sempre. Todos nós que encontramos no Cajueiro a sombra para descansar e continuar, somos convidados a caminhar nessa Trilha, cuidando desses jovens, de suas emoções e do espaço comum, nos fortalecendo e não soltando a mão de ninguém.
Atenciosamente e com muita alegria,
Coordenação do Projeto TrilhaUni.
Goiânia, 25 de abril de 2019.