Projeto Tecendo Redes realiza Roda de Conversa com Bordados no Real Conquista

Imagem do WhatsApp de 2025-06-26 à(s) 20.02.23_2578940a

Na última quinta-feira, 26/6, o projeto Tecendo Redes de Proteção à Vida, do Centro de Juventude – Cajueiro, realizou mais uma roda de conversa com as mulheres do Residencial Real Conquisa, trabalhando as questões do bem-viver no coletivo.

A Roda, permitiu a construção dos sonhos e desejos na circularidade do ser, a motivação foi a partir do bordado: como bordar meus sonhos, enraizando na realidade em que vivemos e fortalecendo as relações de proteção na comunidade e territórios em que vivemos. Como proteger nossos territórios, levando em consideração que o primeiro território não é geográfico e sim os nossos próprios corpos?! Tecer redes com fios existentes em nosso meio, como os quintais produtivos, os hortos de plantas medicinais, trocas de saberes e sabores do que conhecemos, desde as plantas medicinais até as receitas do bolo ou de outra comida, fios que nos conduzem a relações saudáveis e fortes. Para esse dialogo utilizou-se a técnica de construção da mandala, usando tecidos, linhas de bordar e agulhas, bordando no simbolismo imaginário da proteção coletiva para superação das dores e tendo este coletivo como espaço de resistência e acolhimento uma das outra.

O encaminhamento foi levar para casa internamente: o que posso bordar que me faz mais forte, quais semente me lembra nascimento, colheita e ou multiplicação? E transportar para este pedaço de pano (parte da mandala), como forma de desenho, o que é preciso para vida.

Texto e Fotos: Arilene Martins

Facebook