MPGO visita entidade inscrita em projeto institucional de destinação de recursos que atua na defesa e pesquisa da juventude em Goiânia

CAJUEIRO (8)

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por intermédio do Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor), visitou nesta quinta-feira (15/5) a sede do Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude (Cajueiro). A entidade tem um projeto inserido no programa Destinação Articulada de Acordos do MPGO (DAAMP), iniciativa institucional que destina recursos financeiros de acordos extrajudiciais e judiciais a instituições e projetos de interesse social.

Estiveram presentes na visita a promotora de Justiça Renata Miguel Lemos, responsável pelo DAAMP e integrante do Compor do MP, e a servidora do Compor Eriscele Magela Santana. De acordo com a promotora, a visita, que também será realizada em outras instituições inseridas no DAAMP, busca conhecer melhor o trabalho da entidade e apresentá-lo às promotoras e aos promotores de Justiça.

Constituída como uma associação civil sem fins lucrativos, a Cajueiro foi fundada em 9 de março de 2013, tem sede em Goiânia e atua em todo o Brasil, promovendo os princípios dos direitos humanos, educação popular e economia solidária. De acordo com Carmem Lúcia Teixeira, que atua na diretoria da entidade, a iniciativa nasceu de um grupo de pessoas que trabalhou por vários anos na Casa da Juventude (Caju) Padre Burnier.

A Cajueiro tem um reconhecido trabalho em apoio a inúmeras lutas que visam proteger e garantir os direitos humanos, buscando empoderar adolescentes, jovens, mulheres, ribeirinhos, quilombolas, e trabalhadores rurais e urbanos. A entidade pleiteia a aquisição do prédio onde atualmente está sediada, localizado na Rua 83, nº 361, no Setor Sul.

Estiveram presentes na visita e também apresentaram as inúmeras atividades desenvolvidas pela entidade o padre Geraldo Labarrère Nascimento (Conselho Fiscal), Aurisberg Leite Matutino (Administração), Delma Costa (Gestora de Projeto) e Irene Maria dos Santos (Tesouraria).

Entidade é referência nacional em formação e pesquisa da juventude

Conforme detalhado pelo padre Geraldo Labarrère, a atuação da entidade na formação, pesquisa, defesa e promoção dos direitos humanos, em especial das juventudes, é referência nacional, com estudos, formações, atendimentos, cursos de educação a distância (EaD), publicações e diversas outras atividades. Essa atuação está organizada em quatro programas que buscam construir uma cultura de proteção: (1) Assessoria, (2) Formação Integral, (3) Pesquisa e Estudo e (4) Sistematização e Sustentabilidade.

Mesmo não tendo participado da visita, a procuradora de Justiça Ivana Farina Navarrete Pena, conhecedora do trabalho desenvolvido pela entidade, afirma: “posso dizer do trabalho que pude conhecer ao longo de décadas, desenvolvido pela então Casa da Juventude, junto aos jesuítas e, agora, o Cajueiro, uma rede de atendimento e de formação para grupos vulneráveis. Um trabalho que vem sendo sequenciado nesses anos de forma muito séria, trabalhando de forma direcionada. Neste sentido, eu acho importante que o Ministério Público, por suas integrantes e seus integrantes, conheça de perto a atividade desenvolvida na organização que pretende fortalecer ou que pode fortalecer. E é também mais relevante que, além da destinação de recursos, parcerias sejam estabelecidas para as nossas áreas de atuação”.

Sobre essa forma de atuação, ela aponta ser necessário um fortalecimento das parcerias do MPGO com entidades da sociedade civil. “O Ministério Público pode, para além de fazer destinação de recursos para determinadas instituições e organizações, fazer com que as atividades desenvolvidas por essas organizações e entidades sejam atividades compartilhadas. Por exemplo, em áreas especializadas de atuação, como infância e juventude, como saúde, educação”, observou. (Texto Cristina Rosa – Fotos: Fernando Leite/Assessoria de Comunicação Social do MPGO)

Publicação original: https://www.mpgo.mp.br/portal/noticia/daamp-mpgo-visita-entidade-inscrita-em-projeto-institucional-de-destinacao-de-recursos-que-atua-na-defesa-e-pesquisa-da-juventude-em-goiania

Facebook