Na última quarta-feira, 7/5, o Centro de Juventude – Cajueiro esteve presente no XII Congresso Internacional em Ciências da Religião, para realizar uma roda de conversa sobre religião e juventudes. Estiveram presentes cerca de 30 pessoas na Área VII da PUC-GO para fortalecer o diálogo. A roda foi conduzida pelas bolsistas do Cajueiro, Samanta Nascimento, Raphaela Gomes e Isabela Magioni, além do assessor João Carvalho, com auxílio da irmã Alexandra e Narcélio, responsáveis pelo Congresso.
A roda foi marcada pelo diálogo potente sobre as influências da religião na vida dos e das jovens, para Isabela, o encontro foi “de extrema importância para a escuta e a fala das juventudes e sobre as juventudes dentro da perspectiva trabalhada. Houve espaço para debate, diferentes pontos foram levantados e discutidos e acredito que pudemos apreender da experiência novas formas de pensar e falar sobre o tema”, afirma a historiadora.
Samanta é graduanda em jornalismo pela UFG e contou que essa foi a minha primeira vez conduzindo uma roda de conversa, “Foi uma sensação única. As reflexões levantadas sobre a juventude e suas religiões foram muito significativas — especialmente sobre a importância de acolhermos mais os jovens, deixando de lado o adultocentrismo e os julgamentos. É essencial oferecer à juventude o acolhimento necessário para lidar com suas questões relacionadas à espiritualidade. Penso que a roda lançou um novo olhar aos participantes sobre como lidar com a juventude, ainda mais envolvendo religiões e sua visão de mundo”.
Texto e Fotos: João Carvalho | Foto Capa: Weslley Cruz