Estudantes do Projeto Trilhas visitam pontos históricos de Goiânia e Museu Memorial do Cerrado

Passeio teve como objetivo apresentar a história e cultura da própria cidade aos estudantes
VIsita1

Na última quarta-feira (23) cerca de 15 alunos e alunas dos projetos TrilhaUni e TrilhaTec, do Centro de Juventudes – Cajueiro, fizeram um passeio por pontos históricos e culturais no Centro de Goiânia e uma visita guiada no Museu Memorial do Cerrado. A ação foi coordenada por Edvaldo Gomes, coordenador de ambos os cursos e contou com a participação de dois docentes, a professora Maria de Lourdes e o professor Daybson Martoni.

No passeio, os/as estudantes puderam conhecer locações como a Estação Ferroviária de Goiânia na Praça do Trabalhador, o local do acidente nuclear com o Césio 137 no Setor Aeroporto, o Museu de Arte Urbana – Beco da Codorna, Teatro Goiânia e o Museu Pedro Ludovico Teixeira. Para Maria de Lourdes, “oportunizar a esses jovens conhecer a história da cidade onde vivem, onde nasceram, é um direito. E são muitos os professores que doam seu conhecimento, nós contribuímos mostrando o local que foi palco das histórias aprendidas em sala de aula e trazemos algumas reflexões sobre o ambiente, questões sociais e nossa identidade arquitetônica”, afirmou a professora.

Por fim, os discentes foram até o Museu Memorial do Cerrado da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás. Explorando espaços como o Museu de História Natural, Vila Cenográfica de Santa Luzia, Trilhas Ecológicas, Quilombo e Aldeia Indígena. 

O professor Daybson afirmou que “a atividade externa com os alunos do Cajueiro pelas ruas, locais de memória e museus da cidade demonstra o profundo comprometimento do projeto com a formação de cidadãos com expertise de reconhecer que, o futuro também depende do reconhecimento do nosso passado e como esse em grande medida pode influenciar nossa escolhas e ações”.

Facebook