As noites de quarta-feira foram marcadas por uma atmosfera da mística do bem-viver, com canções leves e poesia. Quem criou essa ambientalização foram as/os oito ministrantes e mais de noventa inscritos desta edição do Cirandas de 2024, com o tema Juventudes e Eleições por Direitos e Democracia. Nesta quarta-feira (2/10) foi realizada a Ciranda de Encerramento com a partilha de Sarah Suzan, conselheira nacional de Juventude.
O projeto, no entanto, ainda não finalizou. Os/as participantes, vindos de 17 estados e Distrito Federal, entraram na fase de aplicação das rodas de conversa. Para receberem a certificação, é necessário que realizem pelo menos duas rodas de conversa em grupos, sejam escolares, religiosos ou outros.
Desde 14 de agosto, os encontros ocorreram de forma remota. Entre os ministrantes, destacam-se Carmem Lúcia, do Centro de Juventudes Cajueiro, Michelle Gonçalves, da Rede Caminho de Esperança, as professoras Heloísa Bezerra e Regina Novaes, Érika Lula e Rocheli Koralewski, além do promotor municipal Lucas Velasco.
Material Didático
O Cirandas do último ano desaguou no sétimo volume do livro “Rodas de Conversa” com o tema “Por direitos, democracia e participação social”, material base para a edição deste ano do projeto.
Realizado pelo Centro de Juventude – Cajueiro, em parceria com a Rede Caminho de Esperança e o Núcleo de Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (NDH/UFG), o projeto apresentou conteúdos desde as políticas públicas voltadas para as juventudes, até a estrutura do nosso modelo de governo democrático. Quem desejar assistir aos encontros pode acessar a playlist disponível no Canal Cajueiro.
Texto e Arte: João Carvalho