Arte que Floresce das Juventudes: Projeto Na Trilha da Cultura e das Artes

Cajueiro se torna palco de diversas atividades artística-culturais
WhatsApp Image 2024-08-25 at 11.33.12

Durante a tarde do último sábado (24/8) os corredores e salas do Centro de Juventudes – Cajueiro, estiveram recheados de jovens e companheiros/as para um momento mais do que especial de cultura e lazer. Os alunos do TrilhaTec e do TrilhaUni puderam assistir à peça teatral Gaiola (@projeto.gaiola) e participaram da segunda edição do Sarau Cultural Artes e Coletividades do Projeto Capoeira Leva Eu (@projetocapoeiralevaeu) em parceria com o Cajueiro.

Projeto Gaiola | Foto: Franciele Marques

Essas ações fazem parte de uma vertente do Trilhas: o projeto Na Trilha da Cultura e das Artes, que promove a veia artística das juventudes presentes no Cajueiro e de grupos parceiros. Para Ronan Marrom, que coordena o projeto ao lado de Waldeir da Silva, “essas atividades, sobretudo o Sarau, é um caminho bacana, porque possibilita a galera jovem a se expressar com arte, e estarem envolvidos com arte de forma crítica reflexiva”, afirma o coordenador ao lembrar que foram as juventude que estiveram envolvidas na organização e na prática dos eventos.

Sarau Cultural Artes e Coletividades

A segunda edição do Sarau Cultural foi organizada e mediada pelos jovens Beatriz Caiandê, Luiza Cury e Maurício Kamau. Foi um evento bem misto que teve atividades culturais contemplando performances artísticas de poema, leitura, música, percussão, cantiga de capoeira, dança e até mesmo recorte de espetáculos como por exemplo Paixão de Cristo.

A articulação dos jovens em parceria com Ronan Marrom, trouxe pessoas de Trindade, Senador Canedo, Aparecida de Goiânia e Hidrolândia. “Eu deixei bem aberto para eles tomarem a frente e entrar em contato com os parceiros, ver quem ia apresentar, fiquei mais dando o apoio, então foi algo da juventude mesmo e eu achei muito interessante, porque eles conseguiram articular crianças, adolescentes, jovens, adultos professores… É uma energia muito boa, muito bacana”, afirma Marrom.

Para o Cajueiro, ações como essas do sábado anterior têm um papel fundamental na formação e preparação para a vida dos jovens que aqui circulam. É extremamente importante que o saber artístico-cultural esteja atrelado ao ensino, assim gera-se a possibilidade de que mais jovens continuem a organizar eventos tão lindos e criativos. Seguimos com a casa aberta à receber atividades que fomentem a arte e a cultura.

Texto: João Carvalho | Fotos: Berg Matutino e Franciele Marques

Facebook