Cajueiro realiza assessoria à Comissão Pastoral da Terra

Assessoria teve como temática a pessoa: “Quem sou eu?” e parte do caminho dos 50 anos da CPT.
Imagem do WhatsApp de 2024-08-28 à(s) 08.04.59_641dacbd

Na segunda-feira (26/08), Carmem Lúcia Teixeira, secretária do Centro de Juventude – Cajueiro assessorou o Encontro de Formação de Agentes da CPT Goiás, onde abordou o tema “Quem sou eu?”, no contexto dos 50 anos da Comissão Pastoral da Terra. Estavam presentes agentes pastorais e conselheiros que atuam nas dioceses de Goiás, Uruaçu, Ipameri, Formosa, São Luís de Montes Belos e Arquidiocese de Goiânia. 

A Comissão Pastoral da Terra abrange todo território nacional, mas nasceu na cidade Goiânia (GO), em plena ditadura militar, como resposta à grave situação vivida pelos trabalhadores rurais, posseiros e peões, sobretudo na Amazônia, explorados em seu trabalho, submetidos a condições análogas ao trabalho escravo e expulsos das terras que ocupavam.

Essa é uma parceria de extrema importância para o Centro Cajueiro, que apoia veementemente a causa dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, sobretudo posseiros e sem-terra, e se faz presente na luta contra o racismo ambiental e o trabalho análogo a escravidão. Defendendo sempre o direito à posse da terra, direito de nela permanecer e trabalhar, direito de acesso à água, direito ao trabalho e este em condições dignas.

Texto: João Carvalho | Fotos: Marta Jacinto

Facebook