Menu

Educação Popular: confira como foi o primeiro dia do TrilhaUni

Projeto TrilhaUni preenche os sábados dos jovens com aulas voltadas para o ENEM 2024
Alunos em sala de aula no Cajueiro

O Centro de Juventude Cajueiro recebeu no último sábado (09/03), cerca de 60 jovens para o primeiro dia do projeto de Educação Popular Na Trilha da Universidade (TrilhaUni). As atividades acontecem todos os sábados, se iniciando pela manhã e seguindo até o final da tarde; além das aulas, os jovens também recebem materiais didáticos e as três principais refeições.

Desde 2013, o projeto oferece formação pós-média para os jovens carentes e/ou de grupos minoritários (negros/as, de escola pública, mulheres, LGBT+, indígenas e quilombolas) com o objetivo de prepará-los para a vivência social politicamente ativa e o ingresso nos estudos universitários, reconhecendo e respeitando a diversidade com vistas a um novo projeto societário e de vida pessoal.

Neste ano de 2024, o projeto tem o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), que garante recurso financeiro para custear o vale-transporte para estudantes de baixa renda, a alimentação e as atividades externas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. Com uma equipe completa composta por corpo docente, coordenadores pedagógicos e apoiadores diversos, o curso terá a duração de sete meses, previsto para encerrar uma semana antes da aplicação da prova do ENEM.

Ao longo do primeiro dia, a coordenação pedagógica conseguiu conversar com alguns dos estudantes e sondar sobre a primeira impressão com relação ao espaço, à acolhida e às aulas ministradas. As respostas foram no sentido de contentamento com a proposta oferecida pelo curso. “O primeiro dia de aula foi muito animador e contou com a presença de inúmeros jovens com vontade de aprender e entender como conquistar uma vaga na universidade via ENEM”, afirmou o professor e coordenador do projeto Edvaldo Gomes.

 

Texto: João Carvalho com revisão de Patrícia

Fotos: Edvaldo Gomes

Share on facebook
Facebook