Menu

10 anos de Cajueiro! 10 anos de lutas e esperanças!

20230504_193603

Sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, no dia 04 de maio de 2023, acompanhe o discurso da presidente Miriam Fábia Alves na ocasião:

Saúdo a todas as pessoas presentes nessa solenidade

Saúdo a todas as pessoas que compõem essa mesa: Karlos Cabral (Deputado Estadual e propositor dessa solenidade, a quem já agradecemos), Geraldo Labareére Nascimento, Carmem Lucia Teixeira, Arilene Martins de Souza, Washington Lopes Ferreira que representa a querida Abigail!

Nessa noite de alegria peço licença a Conceição Evaristo para utilizar o seu conto Ayoluwa, a alegria do nosso povo como inspiração para minha fala, pois ele traduz muito do que o Cajueiro representa para nós.

Quando o Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude – Cajueiro nasceu “foi em boa hora para todos. Há muito que em nossa vida tudo pitimbava. Cada dia era sem quê nem porquê”. Era o ano de 2013. Nossa Casa, nossa CAJU tinha sido fechado e abriu-se um buraco em nós. Andávamos sem rumo, sem um lugar que nos acolhesse e representasse, que pudesse nos juntar e animar a nossa luta. Estávamos enfraquecidos e esquecidos da nossa força e se nos reuníamos, os lamentos davam o tom de nossas conversas.

E como nos conta Evaristo, nossa esperança foi fecundada e seu fruto se materializou como Cajueiro, uma associação de pessoas que querem e acreditam e lutam com a juventude as causas das juventudes que merecem ter vida e vida em abundância. O Cajueiro nasce como nós pobres, sem dinheiro, sem lugar fixo, mas com a gana das pessoas dispostas a viver e a fazer a diferença… existir, insistir e resistir!

Nesses 10 anos fecundados pela esperança, toda a nossa comunidade Cajueiro se engravidou desse projeto e luta como pode para que nossa semente renda frutos de amor: participando dos nossos projetos (TrilhaUni, Jovem Comunica, Ecosol) nossas redes (a Favor da Vida, Caminho de Esperança) nossas publicações, nossos grupos de estudos (Educação Popular, bell, hooks), nossa mística (ofício divino nas casas), contribuindo com nossas campanhas (Sou Cajueiro, um lugar para as juventudes). Agora precisamos também de uma casa que nos acolha, por isso, reunimos mais um desafio traduzido em nossa Campanha “Um lugar de resistência e vida para as juventudes”.

Com certeza, temos muito a agradecer por tudo que fizemos e todas as pessoas que nos ajudaram. Difícil nomeá-las por isso em nome do “carroceiro que virou pesquisador” Lourival Rodrigues da Silva, nosso querido Lori, que dá nome à Comenda que entregamos na noite de hoje, agradeço a todas as pessoas que fizeram o Cajueiro chegar até aqui. Muito obrigada!

Não acabou! Ainda temos muito a caminhar, por isso convido você também a se juntar a nós! Nosso Cajueiro tem espaço e tarefa para todas as pessoas! Pedimos também a colaboração para a nossa campanha da sede do Cajueiro, doe, divulgue! Bora lá! Nosso endereço para doação www.doe.cajueiro.org.br Muito trabalho, muitos desafios, mas também muitas pessoas que se dispõem a lutar, pois acreditam no Cajueiro que com certeza continua entre nós “fermentando o pão nosso de cada dia. E quando a dor vem encostar-se a nós, enquanto um olho chora, o outro espia o tempo procurando a solução”

Continuamos procurando soluções e esperançando. Viva o Cajueiro!!! Viva os 10 anos do Cajueiro!!!

 

 

 

Share on facebook
Facebook