Menu

10 anos do Cajueiro – tempo de memória!

divulga-doe

Hoje, 9 de março de 2023 o Cajueiro está completando 10 anos! Já é uma árvore frondosa, com alguns frutos saborosos e com raízes firmes. Foi nas águas de março que ele foi plantado aqui no cerrado goiano. Era o início da seca que vai de abril a outubro, dependendo dos movimentos da natureza. Por isso, o Cajueiro está marcado pela resistência e pela coragem de muita gente que acredita que as juventudes precisam de cuidado e também, cuidar da vida e do mundo onde habitamos.

Nestes tempos chegaram muitas pessoas e outras seguiram por outros caminhos e está tudo bem. Tem algumas pessoas que passaram a viver em nossa memória e nos acompanham em outras dimensões – Walderes Brito, Lourival Rodrigues, Janaína Firmino, Katiuska Serafin, Wellington Pain…. Fazer memórias dessas pessoas e de tantas que foram viver na eternidade faz a gente lembrar dos sonhos deles/delas. E dizer que precisamos continuar os sonhos.

Nestes 10 anos passa de novo uma por uma dessas juventudes que se aproximaram, que conseguiram organizar melhor seus sonhos porque estivemos por perto de algum modo, entrando para a universidade, realizando a leitura dos materiais produzidos neste tempo e em outros, produzindo filmes, construindo uma comunicação não violenta, refletido sobre a mística do Bem Viver e tornado ela prática em seu cotidiano. Também, as instituições que por causa de nossas ideias e tecnologias, conseguiram organizar a formação, o planejamento e puderam seguir fortalecidas.

Podemos trazer todas as visitas, as comidas partilhadas, as rezas e os encontros nas nossas casas e em outras que nos convidaram. Cantando e celebrando a vida, fortalecendo nossos vínculos e exercendo o amor como ética do cuidado, como nos ensina bell hooks, através dos estudos em grupos.

Enfrentamos juntes o ciclo de violência contra as mulheres, com coragem a luta pela Vida das Companheiras, em Rede Caminho de Esperança, tecendo como grupos para que as juventudes negras, as mulheres, e cada uma das pessoas que vivem na subalternidade possam ter vida em abundância. O nosso esforço coletivo foi para dizer, somos mais, nascemos para brilhar e queremos nossos direitos respeitados.

Cuidar das juventudes é uma das tarefas mais urgentes, porque exige uma postura de escuta e aprendizagem, exige estudos e pesquisa, construir com elas/eles caminhos juntos tanto de organização como de afago de suas dores e, celebrar juntes as alegrias.

São 10 anos que se soma com outros tantos e tantas experiências que carregamos como Cajueiro, temos uma ancestralidade neste cuidado e nesta tarefa, trazemos juntos conosco as memórias, tantas pessoas….

Hoje queremos receber um presente para poder passar para as juventudes. Queremos adquirir uma sede. É um sonho dar um passo e conseguir “Um espaço para as Juventudes. Venha conosco! Entre na página doe.cajueiro.org.br e faça a sua doação ou no PIX direto [email protected]

O local onde estamos hoje, na antiga Caravideo, será o Espaço das Juventudes. Se puder, fale com 10 pessoas para serem doadoras. Assim é um presente acumulado.

Carmem Lucia Teixeira

 

Share on facebook
Facebook