Menu

Seminário Bem Viver – Tecendo Redes de Proteção à Vida é uma ação da Rede Caminho de Esperança

IMG-20200523-WA0041

A Rede Caminho de Esperança realiza o Seminário do Bem Viver – Tecendo Redes de Proteção à Vida, que iniciou no dia 1º de maio de 2020.  Seminário  está com 280 pessoas inscritas. As pessoas serão certificadas se  concluírem com  75% de participação nas atividades, com  carga horária de 128 h/aulas.

A Rede Caminho de Esperança é composta pelos seguintes grupos e entidades: Cajueiro – Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude, Cáritas Brasileira, Centro Juvenil Vocacional,  CPT – Comissão Pastoral da Terra, CRB – Conferência dos Religiosos no Brasil,  Congregação de Nossa Senhora – Cônegas de Santo Agostinho, DKA/ Áustria, IBRACE – Instituto Brasil Central,  ICJ – Instituto Catarinense de Juventude, IJA – Instituto Juventude da Amazônia/Pará, Instituto de Formação Juvenil do Maranhão, IPJ Leste II – Instituto Pastoral da Juventude,  Instituto Paulista de Juventude, Irmãs de São José de Tarbes/Brasil, Maristas, Missionárias de Jesus Crucificado, Observatório Juventudes na Contemporaneidade, Pastoral da Juventude Nacional, Rede de Assessores/as e Cuidadores/as de Juventude/ Manaus.

O Seminário tem como objetivo aprofundar a temática sobre Rede e  Políticas de Proteção  um caminho de formação para cursos e elaboração de materiais didáticos a fim de formar capacitar lideranças pessoas jovens e adultas para fortalecer uma Rede de proteção em favor da vida dos/ as adolescentes e jovens, em especial às mulheres e negros/as.

O Conteúdo do Seminário está organizado em 4 módulos: 1) Acolhida, Bem Viver apresentação da plataforma e do Seminário, planejamento do caminho.  2) Conhecendo o contexto sócio-econômico-político (análise de conjuntura) 3) Aproximando dos conceitos de Rede e de proteção, 4) Construindo uma Política Interinstitucional da Política de Proteção.

O Seminário em modalidade online e à distância (EaD) terá a tarefa de preparar as pessoas indicadas pelos membros da Rede para participarem do Seminário presencial que acontecerá em novembro de 2020. O Seminário é oferecido para jovens e adultos interessados na formação sobre este tema, de modo particular, as pessoas que participam dos grupos/instituições que estão compondo a Rede Caminho de Esperança.

Seminário Bem Viver realiza sua primeira conferência sobre proteção em tempos de crises

    O Seminário Bem Viver, que está acontecendo na modalidade à distância, terá quatro conferências ao longo de quatro meses. A primeira aconteceu no último sábado, 23, e teve o membro do Cajueiro e da PJ Luís Duarte como mediador. A assistente social, professora e membro do IPJ Leste II Susana Maia, explanou sobre conjuntura, violações de direitos e redes de proteção. A professora Silvia do IPDE/Ceará e Gilberto da PJ/IFJ-MA organizaram as questões apresentadas pelos participantes da conferência.

A participação da conferência foi muito produtiva! Irmã Clotilde da CRB constatou que cerca de 117 pessoas participaram da conferência e aproximadamente 106 permanecerem online durante todo o tempo. Várias questões foram trazidas para o debate. As situações da juventude violentada pelo seu lugar de nascimento, com ausências de políticas públicas, a falta de dados por exemplo, da população LGBTI+ que não tem notificações da violência, a juventude indígena que é invisibilizada. A questão das violências domésticas nestes tempos de pandemia – violência sexual contra crianças /e adolescentes, mulheres, também foi um ponto forte da conferência.

Seminário Bem Viver – Tecendo Redes de Proteção à vida acontece na plataforma do Centro de Juventude Cajueiro, no site www.cursos.cajueiro.org.br. As dúvidas podem ser resolvidas pelo WhatsApp (62) 99645-7702 – Carmem e (62) 99644-2446 – Katiuska.

 

 

 

Share on facebook
Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.