Menu

O curso de preparação para o Enem teve sua aula inaugural no dia 10/8

trilhauni2019-2

 

O projeto TrilhaUni só é possível acontecer por causa de uma grande rede de pessoas e grupos, que se juntam para possibilitar que jovens de escolas públicas, moradores de periferia, possam ampliar a sua capacitação para o exame do Enem ou vestibulares, que permitem o acesso à Universidade.

O projeto está funcionando desde 2013 e já estamos na 12a turma. A cada turma, atendemos cerca de 60 jovens. Alguns realizam o projeto em um ano, outros em poucos meses. Neste tempo, podemos dizer, que alcançamos cerca de 700 jovens.

Alguns/as entraram nas universidades publicas ou privadas. Muitas/os passaram em concursos para emprego.  Outras/os continuam a vida, com os olhos abertos para a realidade.  Houve também aqueles/as que, por diversos motivos, desistiram ou foram impedidos de chegar até o final do projeto: porque mudaram de emprego; mudaram de bairro/ cidade; ou a proposta era exigente e provocava pensar em si mesmo ou a elaborar um projeto de vida. Algumas pessoas optam pelo trabalho e deixam a formação, porque não tem escolha. Outras, pela distância ou pelo valor do transporte, o cansaço do trabalho…

Com este movimento que vamos gerando na vida dos jovens, cultivamos a esperança de mudar o mundo. Não é Utopia, são possibilidades e sonhos reais/verdadeiros, despertados e gestados em muitas vidas.

Fazendo parte dessa rede, temos uma lista de pessoas que irão contribuir na alimentação. Neste primeiro dia foi a família do Antonio, pai de Antonela, (participante do projeto). São imigrantes da Venezuela.

Para a dinâmica de acolhimento do grupo, vieram de Brasília, nossos amigos Leon Patrick e Gustavo Ornelas. Exploraram o tema de como ser jovem hoje, que foi brilhante.

A equipe do projeto está composta por Romênia Sousa, Joara Reis, Arilene Martins, Helen Clara, Rita de Cassia, Luiz Adão da Silva, Francisco Alves Barbosa, além do povo que está na estrutura e comunicação do Cajueiro: Janaina Santos, Márcia Mascarenhas, Carmem Lucia Teixeira, Berg Matutino, Miriam Fabia Alves. E tantas outras pessoas que apoiam o projeto.

A equipe de educadoras/es é composta de: Lorena e Jessyka do eixo sociedade; Antonio do eixo de exatas; Mateus, Poliana e Ariane do eixo natureza; Fernando e Cristiane no eixo linguagens. Os grupos de estudos estão os voluntários/as: Luiz Adão trabalha redação; Leonardo trabalha Física; Bruno trabalha matemática e, Natália e o Anderson trabalham o atualidades e direitos humanos.

Agradecemos ao Centro Cultural Caravideo, à Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado, à entidades da Espanha: Promenor e “La Abuela”, e também, às pessoas que doaram  alimentos, material de limpeza e ainda às pessoas voluntárias na realização desta atividade. Gratidão.

Se você também deseja entrar nesta ciranda clique aqui e faça a sua doação. https://cajueiro.org.br/sou-cajueiro/ 

Share on facebook
Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.