Novo volume das Rodas de Conversa tem circuito de lançamento por diversos lugares

IMG-20250817-WA0139

O material, produzido por diversas mãos dentro da temática que estamos percorrendo desde 2019, foca no tema da proteção de modo direto — conversando sobre o que é, como somos educados/as dentro dessa cultura, a importância dos encontros para recriar outros modelos de proteção, como narrar o mundo para fortalecer vínculos e, por último, como tecer redes e organizações comunitárias voltadas à proteção de crianças e adolescentes.

As rodas são produzidas a partir de uma rede ampla de grupos e pessoas. Contribuíram para a elaboração: Beatriz Silva Punça, Carmem Lucia Teixeira, Flávio Vicente Machado, Francisco Geovani dos Santos, Hartemys Belo do Nascimento, Ismael Gianini Frare, Lara Kathelen Rocha Santos, Mariana Rocha Malheiros, Raquel Pulita, Robson da Silva Oliveira e Verônica Michelle Gonçalves. Na realização está o Cajueiro – Centro de Formação de Juventude, em parceria com as entidades: Rede Caminho de Esperança, DKA-Áustria, Pastoral da Juventude, Adveniat, Núcleo de Direitos Humanos/UFG e Núcleo Lux Mundi.

Agora, as rodas precisam ganhar o mundo em pequenos encontros, e para isso estamos organizando os lançamentos. Já foram realizados três:

1º lançamento – ocorreu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no setor Balneário Meia Ponte, em Goiânia, durante a Semana da Família, com o tema do Júbilo. Na ocasião, dialogamos sobre a proteção e as violações que a família precisa enfrentar para conquistar a alegria plena e a vida segura. Estiveram presentes cerca de 200 pessoas. O Cajueiro foi representado por Carmem e Célio Amaro, com apoio de Elaine e Wantuir na organização.

2º lançamento – realizado no Sol Nascente/DF, no Coletivo Mulheres do Sol, com a participação de 27 pessoas e vários outros coletivos: Congregação das Missionárias de Cristo, Congregação da Assunção, Vida e Juventude em Centro de Juventude (que cuida da proteção de adolescentes e também de defensoras e defensores de direitos humanos ameaçados), Centro de Juventude Cajueiro, Coletivo Rede Lular (que luta pela justiça social), MTD – Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (parceiro do coletivo com uma cozinha comunitária), Universidade Católica de Brasília, Comissão Justiça e Paz, além dos grupos Juntos Somos Mais Fortes e do Grupo de Artes e Cultura, responsável pela abertura e encerramento.
O lançamento ocorreu em formato de roda de conversa, em que cada coletivo compartilhou sua compreensão e prática sobre a temática da proteção. Representando o Cajueiro, estiveram presentes: Vanildes Gonçalves, Jardel, Gecineia, Marly, Ana Rafaela e Carmem. Ao final, foi servido um lanche, com muitos encontros e diálogos sobre o tema.

3º lançamento – aconteceu durante o Sarau Cultural de Artes e Coletividades da Capoeira, no Centro de Juventude – Cajueiro, com cerca de 50 participantes. Estiveram presentes Berg Matutino, Geraldo Nascimento, Edvaldo, Irene Santos, Ronaldo e Ronan Marcelino. O encontro contou com uma presença significativa de jovens periféricos e capoeiristas.

4º lançamento – Durante o Café com Direitos Humanos, realizado na Igreja Batista no dia 19 de agosto, com a presença de mais de 40 pessoas, o tema abordado foi acessibilidade e inclusão. Estiveram presentes, pelo Cajueiro, Carmem, João Carvalho, Irene Santos e Geraldo Nascimento. Apresentamos o material, falamos sobre a coleção e destacamos a necessidade de fortalecer os vínculos entre nós para a construção de uma rede de proteção.

Professor e Pastor Rosivaldo reconheceu, nas rodas de conversa, uma ferramenta importante para atender pessoas privadas de liberdade e ressaltou que os temas trabalhados são geradores de cidadania.

Estamos organizando outros eventos para tornar a Roda de Conversa mais conhecida. Além disso, estamos finalizando o curso em EAD Cirandas por uma Cultura de Proteção, que terá início agora em setembro. As inscrições já estão abertas em ead.cajueiro.org.br . Vamos nos preparar? Escutar adolescentes, jovens e mulheres será uma tarefa de todas as pessoas que desejam fortalecer a vida segura.

As rodas de conversas poderão ser adquiridas pelo livraria virtual livraria.cajueiro.org.br . Você pode adquirir toda a coleção que são 7 rodas ou fazer o pedido da roda. 

Texto: Carmem Lucia Teixeira | Fotos: Arquivo do Cajueiro

Facebook