Na última quinta-feira (4/4) aconteceu o primeiro encontro ao vivo do projeto Na Trilha da Comunicação. Neste mês de abril, iniciamos a Trilha 1: Juventude e Comunicação, com aproximadamente 60 pessoas inscritas, a reunião teve duração de 50min e está disponível no nosso canal do Youtube: youtube.com/canalcajueiro. Para quem ainda deseja ingressar o curso, as inscrições se encerram amanhã (10/4) através do ead.cajueiro.org.br
A partir do projeto de formação, o encontro do dia 4 de abril trouxe a proposta do tema a ser tratado sobre Juventude e Comunicação. Estiveram presentes mais de 25 pessoas, tanto na plataforma do curso, como no canal do Cajueiro no Youtube. Dentre as presenças, encontram-se alguns dos estudantes do curso TrilhaUni – que acontece presencialmente aos sábados – e pessoas de todo país que participam de vários outros grupos e de cursos universitários, como por exemplo o Jodson, jovem indígena de São Gabriel da Cachoeira/AM que está em Campinas/SP fazendo formação em um programa da UNICAMP destinado a população indígena.
Jodson trouxe a experiência de falante da língua indígena e como esta situação é desconfortante e geradora de preconceitos, trouxe também a ideia de certo e errado sobre a fala. A professora Patrícia recordou que esta mentalidade está presente no cotidiano e reforçou a mentalidade da ‘colônia que impõe a língua e o modelo cultural que vem com ela’. Ela afirmou que o curso vem para romper com este conceito de certo e errado.
O projeto Na Trilha da Comunicação está sendo realizado com o Núcleo de Direitos Humanos (NDH/UFG), com a Rede Caminho de Esperança e tem o apoio do Ministério Público do Trabalho. Neste sentido, é um esforço coletivo para que possamos alcançar ainda mais adolescentes e jovens.
Texto: Carmem Lucia e João Carvalho