Vivenciais celebrativos – Na mística de Nazaré
https://drive.google.com/file/d/11ZzL-6HmCMGCy5M4tanNuGj8UM4Hk83R/view?usp=sharing
Celebrar é o ato de colocar em destaque uma pessoa, um acontecimento, uma
historia uma conquista… Assim o eixo que perpassa todos os vivenciais celebrativos é o “dom da vida” no chão desta América Latina violentada e empobrecida, mas também que guarda a memória ancestral dos povos indígenas e o legado do amor pela Pacha Mama, às lutas e resistências em contextos de ditadura e a luta por Estados democráticos.
Os três primeiros encontros celebrativos, valorizam “a comunidade” como uma referencia vital, levando-nos a refletir sobre as relações que estabelecemos dentro desta comunidade de vida chamada planeta e nos incentiva a valorizar a cultura que vem da sabedoria popular.
O quarto encontro é o núcleo dos vivenciais, o autor nos ajuda compreender que é por causa do nosso seguimento do Mestre Jesus que abraçamos o projeto do Reino de Deus que se traduz em vida abundante para todos, por isso celebrar é também avançar nesta exigência evangélica do cuidado e da proteção à vida. Os últimos encontros provocam a descida para nossa realidade, nos motivam para colocar o pé no chão e identificar os caminhos pelos quais podemos avançar, isto é, humanizar-nos para viver mais plenamente e saborear a felicidade, vivenciar uma espiritualidade ecológica na luta sócio ambiental.
“A coisa começou num vilarejo pequeno, muito pequeno, chamado A Flor. Bem, a Flor que, em idioma arameu, se diz Nazaré”. Por isso, vamos lá celebrar a primavera da vida, da vida em flor, da vida que se abre desde o pequeno e o singelo com generosidade para embelezar esta terra banhada em sangue, semente dos mártires.
Abraçamos a vida, dançamos com ela um passo de cada vez e ela se constitui na Causa da nossa luta, na utopia que nos faz caminhar e nos organizar. Celebramos para continuar o caminho iniciado no seguimento de Jesus, o Nazareno.
Katiuska F. Serafin Nieves
Religiosa de São José de Tarbes
Assessora da Pastoral da Juventude
Teóloga e missionária no Brasil
Avaliações
Não há avaliações ainda.