Cajueiro integra rede de formação de jovens para a COP-30

Notícia-Formação3_01

Vivemos tempos marcados por grandes tragédias ambientais que afetam o planeta e toda a vida nele — incluindo populações humanas e animais. Queimadas em biomas inteiros, secas generalizadas no Brasil e em outros países, chuvas extremas, ventos intensos e seus desdobramentos, como as recentes enchentes no Rio Grande do Sul, são exemplos dessa crise. Paralelamente, leis têm sido flexibilizadas para permitir que conglomerados continuem a devastar florestas. Povos originários e comunidades quilombolas também sofrem com a falta de proteção legal, apesar de serem guardiões de riquezas naturais e da biodiversidade.

Nesse cenário de urgência, o Brasil sediará neste ano a COP 30 — conferência global que reunirá líderes e ambientalistas em busca de soluções concretas para garantir a segurança da vida no planeta. A gravidade da crise climática exige ações firmes em defesa da Terra e de seus ecossistemas.

Com esse compromisso, o Centro Cajueiro, o Instituto Catarinense de Juventude (ICJ), de Santa Catarina, e a Rede Caminho de Esperança uniram forças para formar 81 jovens de 20 estados e do Distrito Federal. A iniciativa conta com o apoio dos Franciscanos (Franziskaner Helfen), da DKA/Áustria e da Adveniat/Alemanha, além da parceria da Universidade Federal de Goiás, por meio do Observatório Juventudes na Contemporaneidade, responsável pela certificação de extensão (20 horas) dos participantes.

O público participante foi diverso: educadores (29), integrantes de pastorais de juventude, movimentos eclesiais e congregações religiosas (51), representantes de movimentos sociais (14) e de centros de formação de juventude (5) — muitos deles atuando em mais de uma dessas frentes.

A formação foi realizada na modalidade EaD, com quatro encontros síncronos nos dias 19, 21, 27 e 28 de maio, abordando os seguintes temas:

  • Juventudes e meio ambiente – Thalita Vasconcelos (Movimento Chico Mendes – Rio Branco/AC) 
  • Rumo à COP 30 – Rocheli Koralewski (Articulação Igreja Rumo à COP 30 – Erechim/RS) 
  • Laudato Si’: um convite ao cuidado da Casa Comum – Eduardo N. Scorsatto (Movimento Laudato Si’ – São Paulo/SP) 
  • Ecologia Integral – Leon Patrick (Casa Galileia/ Cajueiro – Goiânia/GO)

Um dos destaques da experiência foi o forte engajamento dos participantes, que trouxeram suas inquietações, preocupações e esperanças para o diálogo, reforçando a urgência do cuidado com o meio ambiente.

A formação também celebrou os 10 anos da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, documento que inspira a luta pela Ecologia Integral como bandeira comum a todos que defendem o planeta como nossa Casa Comum.

A atividade de formação foi coordenada por Rodrigo Silva, Luis Duarte, Carmem Lucia Teixeira, Robson da Silva, Michelle Gonçalves e Flávio Sofiati responsáveis por diversas atividades dentro do projeto. 

Texto: Carmem Lúcia Teixeira e Robson da Silva Oliveira

Facebook