12 anos de história com uma missão: confira como foi a Assembleia Ordinária do Cajueiro

DSC07690

No dia 8 de fevereiro, o Centro Cajueiro recebeu em festa seu povo e as pessoas amigas que estiveram juntas para revermos o caminho dos anos de 2023/2024 e preparar o caminho para 2025/2026. Ao todo, foram 41 presentes que se dedicaram em compartilhar a vida, as ações e planejar os próximos passos. Também fora momento de celebrar os novos e novas associadas e receber com carinho a nova diretoria que se formou.

O primeiro momento da Assembleia foi dedicado à apresentação das ações realizadas neste último biênio. Dentre os projetos, destacamos a Trilha da Economia Solidária (Ecosol) que contou com rodas de conversa, momentos culturais, comercialização de produtos ecológicos e de produção de mulheres, além da loja colaborativa e da Feira da Muvuca. O Projeto Trilha das Artes fez a memória dos Saraus, que contaram com apresentações artísticas e culturais realizadas em Senador Canedo, na sede do Cajueiro e na Região Oeste de Goiânia. Foram apontados os eventos Café com Direitos Humanos e o Seminário Bem Viver, com o tema da proteção, além da aplicação das Rodas de Conversa no projeto Girar o Mundo. Também compartilhamos sobre as formações em EaD, com diversas atividades como Cirandas, Roda de Conversa, Projeto de Vida e Comunicação.

O projeto Trilhas de Formações (TrilhaUni e TrilhaTec) ganhou uma exposição em formato de pipas, que apresentavam 32 rostos de alunos e alunas que ingressaram na Universidade. Foi falado também das iniciativas para a compra do prédio, com o objetivo de garantir “um espaço para as juventudes”, com destaque para as rifas, a exposição e venda de quadros doados, a busca de recursos com várias secretarias do Governo e o projeto enviado ao Ministério Público de Goiás. A campanha visa a compra, a reforma e a manutenção do espaço.

Em seguida, foi apresentado o plano de ação para os próximos anos. Você pode acompanhá-lo no link: https://cajueiro.org.br/plano-de-acao/. Lá, você também pode conhecer melhor todos os programas e projetos, além de deixar seus comentários e sugestões. A prestação de contas dos valores recebidos para a realização dos projetos, bem como das doações destinadas ao Cajueiro e suas iniciativas aconteceu logo depois. Apresentamos todas as redes das quais o Centro Cajueiro faz parte, um caminho para garantir a sustentabilidade, além das ações realizadas em conjunto com diversos grupos. Entre os informes, esteve o convênio com a UFG para a realização de estágios.

O momento da eleição da nova diretoria foi precedido da indicação das pessoas para compor a chapa única: Presidente – Luis Duarte; Vice-Presidenta – Marta Jacinta; Secretária – Carmem Lucia Teixeira; e Tesoureira – Irene Maria dos Santos. Na ocasião, também foi eleito o Conselho Fiscal: Franciele, Cidinha e Rezende Bruno, além dos suplentes Geraldo Marcos, Valterci Vieira e João Marcos P. Cardoso.

Houve um momento de agradecimento pelos serviços prestados nos últimos dois anos pela diretoria anterior e de acolhida à nova diretoria. Foi apresentado o selo de celebração dos 12 anos do Cajueiro. No mesmo dia, celebramos a festa de aniversário de 12 anos do Cajueiro. Agradecemos a Seu Divino, pai da Míriam, que preparou um delicioso almoço, bem como ao povo responsável pelo café da manhã e pelo caldo da noite. A Assembleia foi um grande mutirão!

Texto: Carmem Lucia Teixeira e João Carvalho | Fotos:  João Carvalho

Facebook