Menu

Cajueiro se reúne com o GT – Grupo de Jovens da PJ Nacional sobre o Ofício Divino da Juventude

Novas propostas e desafios celebram os 20 anos do Ofício
Ofício Divino das Juventudes

Na última sexta, dia 17/5, a nossa companheira Carmem se reuniu remotamente com o GT – Grupo de Jovens da Pastoral da Juventude Nacional, representando o Centro de Juventudes – Cajueiro. O carioca Renan, nos convidou para fazer memória do Caminho do Ofício Divino da Juventude (ODJ) como uma ferramenta do Grupo de Jovens para trabalhar a mística popular e ecumênica. Alexandra, de Minas Gerais, faz parte do Grupo da Diocese de Mariana-MG e também está envolvida em construir o caminho para que os grupos de jovens possam construir estratégias de fortalecimento e também a criação de novos grupos.

A primeira memória foi sobre a criação do Ofício Divino da Juventude, lançado em 2004 e que celebra 20 anos. O Ofício já passou por duas atualizações e chegou a 100 mil exemplares. Nasceu na Diocese de Goiás durante a Jornada da Confiança, coordenado por Janaína Firmino e Carmem Lúcia Teixeira, contou também com uma equipe que envolveu várias pessoas e grupos: Diocese de Goiás/PJ, Mosteiro da Anunciação, Irmandade dos Mártires da Caminhada e a já findada Casa da Juventude. A inspiração do ODJ foi o Ofício Divino das Comunidades pensado e coordenado pelo Mosteiro da Anunciação e diversos grupos e pessoas vinculados à Liturgia. 

A primeira edição contou com 10 mil exemplares, distribuídos no primeiro ano de lançamento, depois sofreu a primeira revisão. Junto com o livro de orações, cantos e roteiros vinculados ao tempo comum, foi criado um CD para colaborar com músicas e um roteiro de formação para os grupos de jovens, posteriormente José Wilson, junto com outras pessoas, criou o subsídio musical com todas as músicas cifradas disponibilizadas de modo virtual. Por todo Brasil houve diversas formações para o uso do material.

O ODJ tem como objetivo fortalecer os grupos periféricos organizados, como a Pastoral da Juventude, e se tornou uma ferramenta importante no cultivo da mística do bem viver e, também, macroecumênica. Ao longo desse tempo passou por diversas crises e por aprovações e desaprovações de vários grupos mais conservadores da Igreja do Brasil. Vários grupos ainda tem este material como referência. Os envolvidos no GT – Grupo de Jovens trouxeram várias sugestões para serem discutidas com a equipe que coordenou o material, em especial o Cajueiro e a Irmandade dos Mártires, tais como: retomar a idéia de um aplicativo, atualizar as músicas e pensar os tempos litúrgicos. Ao final da reunião, também falamos sobre o caminho de formação chamado Na Trilha do Grupo de Jovens – tanto o material virtual ou impresso e do Curso Virtual pensado para lideranças do Grupo de Jovens dentro da ideia de revitalização da PJ no continente.

Estabelecemos o desafio de seguir dialogando com estes grupos para construir um caminho dentro das possibilidades. O Ofício Divino da Juventude está disponível para ser adquirido na livraria.cajueiro.org.br por um valor abaixo do preço de custo.

Texto: Carmem Lúcia e João Carvalho

Share on facebook
Facebook