Menu

Observatório Juventudes na Contemporaneidade se reúne no Cajueiro

observatório-1

O encontro do Observatório Juventudes na Contemporaneidade ocorreu no dia 20 de maio para seu encontro presencial. Na ocasião, reuniram-se: Sandra Oliveira, Ronan Marron, Carmem Lucia, Berg Matutino, José Elias Domingos e Flávio Sofiati.

A pauta do encontro esteve em torno do fortalecimento do Observatório e seu papel na sociedade em relação à temática das juventudes no Estado de Goiás. Por isso, foi ponto de atenção a questão  de dialogar com as juventudes que são vinculadas ao Observatório. Uma das estratégias de aproximação é o diálogo para que possam estar presentes no cotidiano e nas ações propostas.

O Centro de Juventude Cajueiro irá construir um convênio com a Universidade Federal de Goiânia – UFG – e nele integrar alguns interesses do Observatório como parte das ações para serem realizadas em conjunto com a entidade. A ideia do convênio é fruto de uma reunião com a reitora, professora Angelita Pereira de Lima e, nesse sentido, foram propostas algumas atividades para fortalecer as ações junto às juventudes.

Neste ano de 2023, está previsto um Seminário do Observatório. Assim, o grupo viu por bem fortalecer  o Seminário previsto pela Rede Caminho de Esperança, que está organizado para este ano, uma vez que o Observatório integra a Rede. O observatório propõe acompanhar os GTs com os temas necessários para pensar as juventudes.

Outro tema foi sobre o Observatório ser uma referência de dados para a pesquisa, começando pelas pesquisas realizadas sobre juventudes em Goiás, no primeiro momento. Realizar uma pesquisa dos últimos 10 anos – monografias, dissertações e teses nos programas de pós-graduação do Ensino Superior do Estado. Este tema será debatido e serão dados os encaminhamentos nos próximos encontros.

Por fim, neste ano, será realizado o Simpósio  IX JUBRA – 29 e 30 de novembro, 01 de dezembro na UFPI, em Teresina-PI. O CAJUEIRO irá se associar como coletivo juvenil; assim, pesquisadores\as do Observatório são convidados\as a atualizarem associação na REDE JUBRA e a participarem do Simpósio no Piauí. Para mais informações, acesse o site http://www.jubra2023.com.br/

Aqui deixamos o convite para você que estuda adolescentes e jovens para integrar-se ao Observatório na próxima reunião, no dia  24 de junho, sábado, às 9h30, no Cajueiro (Rua 83, 361 – Setor Sul) em Goiânia.

Propostas de Pauta:

  1. Definição da nova coordenação do Observatório para o biênio 2023/2024;
  2. Definição equipe do levantamento das pesquisas;
  3. Agenda do Observatório em 2023, calendário de atividades;
  4. Participação dos membros do Observatório no IX JUBRA;
  5. Outros Assuntos.

Texto – Carmem Lucia Teixeira e Flávio Sofiati.

Revisão linguística – Patrícia da Rosa Teixeira dos Santos

Share on facebook
Facebook