Menu

Cajueiro está inscrito no Conselho Municipal de Criança e do Adolescente – CMDCA

certificado-funcionamento

O Centro de Juventude Cajueiro agora é membro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Participar dos Conselhos de Direitos e fortalecê-los é parte dos princípios de ação do planejamento do Cajueiro.

Os Conselhos são espaços  de participação e de fortalecimento da democracia que garantem o cuidado na defesa dos direitos. São responsáveis por garantir que o Estatuto da Criança e do Adolescentes seja respeitado em todos os espaços da sociedade organizada.

Na Constituição Federal (1988), no Art. 227, temos: É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Em 1990, em 13 de julho foi aprovado o Estatuto da Criança e do Adolescente que organiza esta lei federal para a garantia dos direitos. Nesse sentido, reitera-se que as ações do Cajueiro buscam respeitar e fortalecer esta lei federal.

Neste ano de 2022, preparando para celebrar seus 10 anos, o Cajueiro fez o seu  processo de inscrição para integrar o CMDCA de Goiânia. O processo é  marcado por uma série de documentos da entidade, assim como relatórios e registros das ações realizadas para que possa ser colocado em votação pela diretoria do Conselho. Tudo foi preparado e entregue na sede do CMDCA por Maria Delma Costa e Carmem Lucia Teixeira. Também, recebemos Patrícia, do CMDCA, para fazer uma vistoria na entidade.

A reunião de apresentação do Cajueiro, solicitação e aprovação foi realizada no dia 9 de agosto, de modo virtual.  Nela estiveram presentes Aurisberg Leite Matutino, Maria Delma Costa e Míriam Fábia Alves pelo Cajueiro. As pessoas participantes tiveram oportunidade de apresentar as ações do Cajueiro.

É um marco na história do Centro de Juventude Cajueiro integrar o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, porque sabemos que é uma conquista histórica, a qual precisa seguir sendo construída.

Share on facebook
Facebook